Estresse ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA

Larissa Maria David Gabardo

RESUMO

O presente trabalho é uma revisão teórica sobre o tema estresse, mais especificamente sobre o estresse ocupacional, relacionando-o aos profissionais de Psicologia. São discutidos aspectos conceituais e causais, mostrando a relação do estresse ocupacional com a profissão dos psicólogos. Essesprofissionais estão vulneráveis ao estresse porque lidam com pessoas, havendo, assim, possibilidade de identificação com seus pacientes. O estresse ocupacional pode acarretar transtornos depressivos e outras doenças, como a Síndrome de Burnout que é a mais comum nesses profissionais.

Descritores: Estresse Ocupacional. Profissionais de Psicologia. Síndrome de Burnout.

INTRODUÇÃO

Com o passar dotempo, cada vez mais o estresse e as suas manifestações recebem atenção. O estresse pode ser definido como uma agressão ao organismo, seja essa de origem interna ou externa, perturbando o equilíbrio homeostático e apresenta três fases: a primeira é a fase de alarme, com a produção de adrenalina, onde o sujeito fica cheiro de energia e vigor; a segunda, que ocorre quando o sujeito não consegueresistir ou adaptar-se durante a primeira fase, é a fase de quase-exaustão, com o organismo sofrendo de um colapso gradual; a terceira fase é a fase de exaustão, havendo muita tensão quando o indivíduo é exposto a uma situação externa.
No presente trabalho, será estudado o estresse ocupacional que é aquele relacionado à profissão, colocando em risco a saúde dos membros de uma organização. Ocorrequando o sujeito sofre exigências que estão acima de suas capacidades, recursos ou necessidades. As pessoas sentem certos fatores como estressores. Quando estes fatores são contínuos e os indivíduos não conseguem enfrentá-los, podem ser criadas reações físicas e psicológicas, o que acarreta em um aumento de doenças ocupacionais e afastamento ao trabalho.
Em relação ao estresse ocupacional emprofissionais de psicologia, pode-se dizer que profissionais que trabalham na área de saúde mental apresentam-se particularmente vulneráveis ao estresse e aos seus efeitos. Isso se dá devido a fatores relacionados à natureza de sua profissão, como por exemplo, a possibilidade de haver alguma identificação e/ou laços afetivos entre psicólogos e seus pacientes, principalmente quando se trata de atendimentoindividual.
Em psicoterapeutas, podem ser citados como fatores estressantes: a manutenção da relação terapêutica, o agendamento, as dúvidas profissionais, o envolvimento excessivo no trabalho, o esgotamento pessoal, as expectativas excessivas e a falta de gratificação. Outro fator que pode ser desencadeante de estresse nesses profissionais é que estes idealizam que sua prática ajudará as pessoas,porém, em pacientes crônicos, poucas mudanças são vivenciadas. Assim, pode-se afirmar que o estresse ocupacional pode afetar a prestação do serviço e a qualidade do cuidado oferecido pelos profissionais de psicologia.
Uma das principais consequências do Estresse Ocupacional em psicólogos é a Síndrome de Burnout. Tal síndrome é também chamada de síndrome da desistência, já que o sujeito afetadopor ela deixa de investir em seu trabalho e nas relações de afetos que são propiciadas por este trabalho, ficando, assim incapaz de se envolver emocionalmente,

Conceituação de Estresse
Etimologicamente, a palavra Estresse deriva do latim stringere, significando apertar, cerrar, comprimir (HOUAISS, VILLAR & GRANCO, 2001). E segundo Seyle (1959), o estresse pode ser definido como grau dedesgaste total causado pela vida. Já para Rodrigues (1997), o estresse é uma relação particular entre uma pessoa, seu ambiente e as circunstâncias às quais esta pessoa está submetida, onde esta relação é avaliada pela pessoa como uma ameaça ou algo que exige dela mais que suas próprias habilidades ou recursos e que põe em perigo o seu bem-estar.
O organismo do homem redistribui suas fontes de...
tracking img