Estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATEGIA

Definição de estratégia = é um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente.

Importância da estratégia = A estratégia é importante, uma vez que ela determina as necessidades da estrutura organizacional emtermos de qualificações, as quais, por sua vez, estabelecem a estrutura de pessoas, sistema, estilo administrativo e valores comuns. Através de uma estratégia adequada a organização pode obter resultados extraordinários, mesmo cujo nível geral da eficiência e eficácia da mesma era apenas médio.

Tipos de estratégia
a) Estratégias de sobrevivência = Essa estratégia consiste basicamente em parar deinvestir e reduzir ao máximo as despesas como, por exemplo: reduzir o pessoal e níveis de estoques, diminuir compras, melhorar a produtividade, diminuir custos de promoção, entre outros. Vale mencionar, que essa atitude só deve ser adotada quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas caóticas, ou seja, alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas.Caso essas estratégias de sobrevivência não derem certo o executivo deve liquidar o negocio.

b) Estratégias de manutenção = Essa estratégia visa usufruir ao máximo dos pontos fortes da empresa e minimizar ao máximo seus pontos fracos, por meio das estratégias de:
Estabilidade - que procura manter um estado de equilíbrio na empresa.
Nicho - procura dominar um segmento do mercado em queatua, concentrando seus esforços e recursos em preservar algumas vantagens competitivas.
Especialização - procura conquistar ou manter liderança no mercado, através da redução dos custos unitários pelo uso do processamento em massa.
Essas estratégias são adotas pelas empresas que identificaram um ambiente de ameaças, porém possuem uma serie de pontos fortes. Sendo assim, essa estratégia éaconselhável para as empresas que estão entrando em dificuldades ou esperam entrar.


c) Estratégias de crescimento = As empresas que adotam essa estratégia geralmente estão com predominância de pontos fracos, porém possuem um ambiente com situações favoráveis, podendo proporcionar grandes oportunidades para a empresa. Essa estratégia visa incentivar a inovação, por meio de desenvolvimento elançamentos de novos produtos e serviços diferente da concorrência; a internacionalização, isto é, estender as atividades da empresa para fora do país de origem; a expansão e a joint venture, isto é, a junção de duas empresas para produzir um determinado produto, geralmente uma entra com a tecnologia e a outra com o capital.

d) Estratégias de desenvolvimento = Essa estratégia tem como o objetivo que oexecutivo desenvolva a empresa em que trabalha, uma vez que há a predominância de pontos fortes na mesma. As estratégias aconselháveis para esse fim são as seguintes:
Desenvolvimento de mercado - ocorre quando a empresa procura maiores vendas, levando seus produtos e serviços a novos mercados.
Desenvolvimento de produtos ou serviços - ocorre quando a empresa procura maiores vendas, mediante aodesenvolvimento de melhores produtos e/ou serviços para seus mercados atuais.
Desenvolvimento financeiro - ocorre quando duas empresas de uma mesmo grupo empresarial se juntam, pois uma possui o ponto forte que a outra empresa não possui e vice versa. Ou seja, quando uma empresa apresenta poucos recursos financeiros e grandes oportunidade e a outra justamente o inverso.
Desenvolvimento decapacidades - ocorre quando a junção é realizada entre uma empresa com ponto fraco em tecnologia e alto índice de oportunidades no mercado e a outra o contrario.
Desenvolvimento de estabilidade - corresponde a uma associação ou fusão de empresas que procuram tornar suas evoluções uniformes, principalmente, quanto ao aspecto mercadológico.

e) Estratégias competitivas = Essa estratégia tem como...
tracking img