Estrategia para fraldas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS 














































Fraldas descartáveis Pampers


Lançamento

Em 1956, enquanto cuidava de sua netinha recém-nascida, Vic Mills, um dedicado avô e também engenheiro da P&G, acabou adquirindo um desprazer totalmente compreensível pela atividade de utilizare lavar fraldas de pano. Nascia uma idéia. De volta ao laboratório da companhia, ele designou um grupo de trabalho para pesquisar a possibilidade e praticidade de uma fralda absorvente que prevenisse vazamentos e mantivesse os bebês sequinhos - e que pudesse ser descartada após o uso.


Depois de extensas pesquisas e muitas tentativas, foi criada a PAMPERS e, com ela, surgia uma novacategoria de produto.


PAMPERS foi lançada em 1961 em Cincinnati - Ohio. Ainda que a primeira fralda descartável tivesse sido criada e comercializada nos anos 30 por John Falcome, um farmacêutico norte-americano, tratava-se apenas de uma fralda de pano com um material absorvente interno e que atendia as necessidades de um pequeno nicho de mercado - sendo usada principalmente durante saídase viagens. PAMPERS era diferente - tratava-se de um produto com material absorvente e cobertura externa plástica (fitas adesivas e elástico nas perninhas ainda estavam por vir).


O primeiro produto possuia dois níveis de absorção - Uso diurno; e Uso noturno. O design de PAMPERS continuava a melhorar, e o produto foi expandido nacionalmente em 1969. As fitas adesivas surgiram em 1971, eas PAMPERS super-absorventes foram lançadas em 1973.


A P&G foi a primeira empresa de porte a se dedicar à produção e venda de fraldas descartáveis no mundo. Hoje a marca PAMPERS é vendida em mais de 80 países, sendo a líder de mercado em mais de 50 desses países.


Em maio de 1991, a PAMPERS chega ao mercado brasileiro e começa a disputa do setor de fraldas descartáveis, no qualapenas a marca Johnson’s Baby atuava.

Significado do nome PAMPERS:

O significado do nome PAMPERS vem do verbo "to pamper", que significa "mimar". A palavra em inglês foi conservada como uma forma de identificar o produto.


Por outro lado, em entrevistas realizadas com mães brasileiras, constatou-se que o termo lhes agrada e que tem sido bem recebido; muitas delas acham que apalavra lhes parece terna.


Produto



Fraldas descartáveis são produtos de conveniência, pois sua compra é freqüente e imediata, há muitos lugares para compra e são produtos de consumo geral. Elas são não-duráveis (por serem descartáveis), tangíveis e têm alto ciclo de recompra, pois as trocas de fraldas são constantes (em média 4,5 trocas por dia). Essa categoria de produtoé caracterizada por apresentar um público-alvo de alta fidelidade à marca que consome, uma vez que existe um vínculo emocional com o produto, pois este é usado nos cuidados com os bebês.


As fraldas PAMPERS são consistentes com os produtos das demais linhas da empresa, pois todos visam qualidade superior por meio de investimentos em tecnologia e excelência em marketing, marca registradada P&G. A avaliação realizada permite afirmar que a PAMPERS tem um desempenho superior na categoria.


Todos os modelos de fralda da marca apresentam uma elevada qualidade e, exceto a PAMPERS Activos, que é importada da Argentina, todos os modelos são produzidos na fábrica de Lovreira, no estado de São Paulo. A matéria-prima básica utilizada, que é a mesma para todos os modelos, é de altaqualidade e é importada em sua maioria. Todas as fraldas possuem um sistema de distribuição do xixi por toda a extensão da fralda (100% gel), o que diminui o tempo de absorção, e uma maior proteção contra vazamentos, graças às barreiras laterais anti-vazamentos e à camada anti-retorno.




Os níveis de produtos das fraldas PAMPERS são:


- Benefício central: absorção do...
tracking img