Estrategia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO





● Introdução 2



● Estratégia Organizacional 3



● Estratégia Organizacional Segundo a Teoria Neoclássica 4

- Estratégia e Tática

-Planejamento Estratégico

- Formulação de Objetivos Organizacionais

- Análise externa do Ambiente

- Análise Interna das Forças e Limitações da Empresa

- Formulação da Estratégia

- Desenvolvimento de Planos Táticos e Operacionalizações da Estratégia



● Estratégia Organizacional Segundo a Teoria Matemática 13



● Estratégia OrganizacionalSegundo a Teoria da Contingência 13

- Escola Ambiental

- Escola de Design

- Escola do Posicionamento: Boston Consult Group (BCG)

Modelo de Porter de Análise Competitiva



● Conclusão 20



●Bibliografia 21



1. Introdução



O que as empresas mais têm pensando hoje em dia, é em como aumentar o seu lucro, o capital da empresa e expandi-la com outras sedes ou filiais. Mas para isso acontecer um planejamento elaborado, cauteloso e eficiente deve ser feito.

Uma empresa semuma Estratégia Organizacional, não tem como estipular suas metas e horizontes para o futuro. Sem colocá-las primeiro no papel, a prática fica bem mais difícil.

Uma organização pode ser comparada como uma guerra. Ambas possuem um "general", adversários a serem vencidos e um objetivo final: conquistar território e firmar seu nome e aumentar seu poder. Assim, o termo "estratégia" tem a sua origem naguerra, derivando etimologicamente da palavra grega strategos que se entende como "a arte do general".
A estratégia de uma empresa pode definir e fazer a sociedade compreender o seu âmbito de atuação. Ela pode ser estipulada pela política da organização e fazer a partir disso superar o seu desempenho perante o mercado. Tanto a curto, médio e longo prazo.
Ela pode ser divida em etapas e agrupadade acordo com as ações e intenções de crescimento e firmação da empresa. Isso pode acarretar vantagens competitivas e também sustentadas.
A estratégia organizacional é um processo organizativo que de certa maneira é inseparável da estrutura, comportamento e cultura da organização onde o aquele se desenvolve. Deste processo podemos extrair dois aspectos importantes: o primeiro respeita ao modo deformular a estratégia organizacional e o segundo à sua implementação.
O desenvolvimento e implementação da estratégia organizacional é um processo no quais diferentes grupos de colaboradores poderão ser envolvidos. A estratégia organizacional, a planificação da aprendizagem e o desenvolvimento de processos caminham lado a lado numa relação muito estreita.
O empresário que conseguir perceber asmudanças que estão ocorrendo e se adequar a elas, com certeza terá melhores condições de aproveitar as oportunidades que se farão presentes.

Toda empresa encontra-se inserida num ambiente social, empresarial e econômico, aos quais deve estar adaptada para que possa cumprir efetivamente o seu papel, seja na satisfação das necessidades de seus clientes, no desenvolvimento social e econômico dopaís e na geração de recursos que remunerem o capital investido pelo empresário.

Há bem pouco tempo este ambiente se resumia aos assuntos internos da empresa, tais como a administração dos funcionários, da produção, das vendas e dos recursos da empresa. A necessidade de ampliar os conhecimentos e relacionamentos fora da área de abrangência de seu negócio era pequena.
A estratégia leva colocar...
tracking img