Estrategia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE

TRABALHO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA: DOGÃO, DOGUINHO & CIA.LTDA.

DONATO EMILIO FINGER
MARIA ELAINE DE OLIVEIRA
ROSANE KLAGENBERG

Professor: Me. Flávio Stein

Novo Hamburgo, junho de 2011.
LISTA DE FIGURAS
Figura 2: Estratégias competitivas genéricas 8
Figura 2: Matriz Swot da empresa Dogão, Doguinho & CiaLtda 23

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 REVISÃO TEÓRICA 6
1.1 ESTRATÉGIA 5
1.2 AS CINCO FORÇAS DE PORTER 7
1.3 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 9
1.3.1 Custo 10
1.3.2 Diferenciação 11
1.3.3 Enfoque 12
1.4 MISSÃO 14
1.5 VISÃO 15
1.6 VALORES 15
1.7 OPORTUNIDADE 17
1.8 PRINCÍPIOS 17
2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA DOGÃO, DOGUINHO & CIA 19
2.1 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADEESCOLHIDA 19
2.2 CENÁRIOS 20
2.2.1 Cenário Social 20
2.2.2 Avanço Tecnológico 20
2.2.3 Cenário Econômico 21
2.3 ETAPAS DO PLANEJAMENTO 21
2.3.1 Missão 22
2.3.2 Visão 22
2.3.3 Valores 22
2.3.4 Princípios 22
2.3.5 Objetivo Estratégico 23
2.3.6 Matriz Swot 23
2.3.7 Plano de Ação 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27

INTRODUÇÃO
Neste trabalho realizado emuma pequena empresa na área de serviços de banho a tosa e comercialização de produtos para animais de estimação, mesmo um sendo uma Empresa de Pequeno Porte, nota-se uma carência em realizar ações de sobrevivência no mercado, que vem crescendo a competitividade, tornam-se, indispensáveis adoções de uma visão mais realista e que cada vez mais exigem a utilização de uma ferramenta vital e de sumaimportância para sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização, independente do mercado em que atua o planejamento estratégico que representa um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base nos indicadores econômicos e financeiros.
Principalmente micro e pequenas empresas, não possuem um planejamento estratégico com metas e objetivos estabelecidos além de nãoimplementá-los no seu dia-a-dias, muitas não compreendem sua importância para a organização. Os próprios proprietários e colaboradores muitas vezes não sabem para qual rumo a empresa está seguindo. Portanto, estabelecer uma missão a todos, a visão, os valores e os princípios de uma organização é traçar um caminho a seguir e um sonho a alcançar. Nenhum planejamento será eficaz se estas análises nãoforem bem sucedidas.
Este relatório será composto por duas partes, uma revisão teórica dos contextos sobre estratégia e planejamento estratégico, após tomará enfoque o caso de uma empresa que utilizará o planejamento estratégico, como base de apoio para a tomada de decisões.


1 REVISÃO TEÓRICA
É cada vez mais evidente a importância de planejar antes de tomar qualquerdecisão, e nesta complexidade de cenário empresarial e de tantas incertezas e mudanças, as empresas vem buscando ferramentas e técnicas para auxiliar neste processo gerencial. Planejamento estratégico, a definição clara de seus objetivos, missão, valores, visão, razão da existência da organização e seu negócio, qual o diferencial competitivo a alcançar para se manter no mercado são alguns dos focos aserem percorridos para atingir sucesso e sobrevivência de qualquer organização

1.1 ESTRATÉGIA

Conceito de estratégia seria a forma como uma empresa executa suas decisões, seus objetivos, suas metas. Aonde quer chegar no âmbito de uma organização social econômica que renda lucros a seus sócios e beneficie seus colaboradores, não descuidando de seus clientes. Oportunizando a empresasua continuidade, seu processo de estar sempre atuante e competitiva no mercado onde atua.
As empresas que não se desenvolvem ao longo dos anos acabam sucumbindo às mudanças competitivas e ao mercado que evolui com o passar do tempo. Segundo Porter (1999), as empresas devem ser flexíveis para agir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado. E é fundamental que verifiquem em suas...
tracking img