Estrategia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre Estratégia Empresarial

Introdução

Atualmente a Estratégia Empresarial é uma necessidade para todas as empresas, independente do seu tamanho. Passamos por um momento onde omercado está cada vez mais competitivo e a única maneira de se sobreviver seria diferenciar-se dos concorrentes, ou seja, este modo de tentar se sobressair é uma Estratégia Empresarial.
Na ausência daestratégia não existiria regras para orientar novas oportunidades internas e externas das empresas.
Para vencer no mercado atual algumas empresas acabam alterando suas próprias características, tendo emvista um ajuste ao seu ambiente, agindo assim a empresa estaria dentro de um plano de Estratégia Empresarial.

Estratégia Empresarial

A palavra estratégia vem do grego strategos, quesignifica a arte dos generais e analisando podemos concluir que Estratégia é um poderoso recurso a disposição da Empresa.
Na Administração atual a Estratégia é um conceito novo. Sua origem foi criada apartir de um livro escrito por Sun Tzu chamado Arte da Guerra. Ele aborda os ensinamentos sobre que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
O livro Arte da Guerra, comgrande clareza mostra como tomar iniciativa e combater o inimigo, seja ele qual for. Sun Tzu escreveu o seguinte: “Se você conhece e ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena decombates”.
Analisando logicamente os conceitos de Sun Tzu podemos obter meios de sair vitoriosos em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, como batalhas em salas de diretoria e na luta diáriapela sobrevivência que a maioria das pessoas enfrenta diariamente.
As empresas estão utilizando a Estratégia como um instrumento para vencer no mercado.
Negocios não são guerras!
A ocasionaldeclaração em contrário, destinada a destacar o calor da batalha na concorrência empresarial, é uma hipérbole jornalística tolerável. É impossível conceber atividades empresariais sem a criação de valor...
tracking img