Estrangeirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Faculdade de Educação – FAE
Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanidades
Disciplina: Linguagem I
Professora : Aracy Martins











Linguagem I



















Lidia Costa
Belo Horizonte
Outubro de 2011

Questões
1- Qual a definição de estrangeirismo?
Estrangeirismo é a utilização,por uma comunidade, de elementos originados de outras línguas.

2- Como uma palavra ou expressão estrangeira é avaliada pela comunidade que recebe o estrangeirismo?
A comunidade pode atribuir valores diferentes as palavras ou expressão estrangeira, muitas vezes estes valores são conflitantes tais como dinamismo progressista,consumo e comodidade,avanço tecnológico e poder vigoroso e até mesmoconservadorismo retrógado, grosseria artificialidade insensível e poder nocivo.

3- A identificação de um estrangeirismo é um processo fácil? Justifique.
Não,, Porque embora pareça fácil, hoje, indicar exemplos claros de estrangeirismo ninguém pode garantir que daqui a alguns anos os mesmos não terão sumido das bocas e mentes, assim como ninguém pode garantir que não terão sido incorporadosnaturalmente a língua, portanto nem sempre é claro o prestigio de um elemento emprestado.

4- Qual o critério que legitima o uso de um empréstimo lingüístico?
A decisão quanta a legitimidade de um empréstimo passa pelo uso implícito de toda a comunidade por certo tempo.

5- O que é anglicismo? E um galicismo?
Anglicismo é o uso de um termo ou expressão de língua inglesa por outra língua emquantidade e freqüência para definir objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe definição adequada na língua nata por qualquer motivo como, por exemplo, dificuldade na tradução, sendo forte meio de manipulação, indução ao consumo e forma de diferenciação entre os detentores de capita e a massa não- consumidora
Galicismo é uso de termos diretamente da língua francesa, do inicio doséculo XX e acabaram se incorporando a língua nacional.

6- Qual a razão que justificaria um projeto de lei que veta o uso do estrangeirismo?
Um dos argumentos é de que é preciso defender a língua contra as impurezas e invasões, concretizando se com a defesa de uma língua portuguesa pura livre de influencias externas uma vez que temos um território imenso com uma só língua, esta plenamentecompreensível por todos os brasileiros de qualquer rincão, independente do nível de instrução e das peculiaridades regionais da fala e da escrita

7- Compare os dois enunciados
(a) Eu baixei um programa novo de computador
(b) Eu fiz um download de um software novo
Qual enunciado tem maior poder comunicativo? Justifique
Do meu ponto de vista o primeiro tem maior poder de comunicação porque omesmo é entendido por qualquer pessoa por mais leiga que seja enquanto que o segundo só será compreendido por quem tem um conhecimento especifico sobre tal assunto.

8- Explique a afirmação: “ temos no uso da linguagem uma arena para constituição da vida social”.
A linguagem é utilizada com ou sem estrangeirismo, o tempo todo, para demarcarmos quem é de dentro ou de fora do nosso circulo deinterlocução e do nosso grupo social, nos quais quereremos associar ou diferenciar.
Afirmações decisivas sobre a linguagem estabelecem as formas e limites dela como forma de poder tornando assim o seu uso uma forma de controle social.

b) Faça um texto de opinião a respeito da temática recentemente discutida no Brasil, sobre “Por uma vida melhor”, indicando em que meio de comunicaçãopretenderia publicar

O livro traz uma reflexão que não deveria em nada ter gerado tanta polêmica, pois o mesmo faz referências importantes às diversas formas de utilização da língua principalmente da falada.
È muito importante que se domine a forma culta da língua, entretanto é necessário que se respeite a língua falada de cada comunidade ou região.
Não se trata de ensinar o “errado”, mas de...
tracking img