Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Emocional

Introdução

As nossas emoções podem nos fornecer informações valiosas, sobre nós mesmos, sobre outras pessoas e sobre diversas situações. Uma explosão de raiva dirigida aum colega de trabalho pode alertá-lo para o fato de você estar se sentindo sobrecarregado pelo excesso de trabalho; uma sensação de ansiedade a respeito de uma apresentação pode informá-lo de queprecisa estar mais bem- preparado com fatos e números; a frustração com um cliente pode lhe sugerir a necessidade de encontrar outros meios de se comunicar com ele. Utilizando as informações que suasemoções lhe fornecem você pode alterar seu comportamento e seu raciocínio de modo a reverter situações: no caso de explosão de raiva.
Assim o objetivo deste estudo foi verificar se a inteligência emocionalé capaz de predizer o desempenho profissional para além do que a tradicional possa prever, ou seja, esse estudo buscou trazer dados de validade incremental (Smith, Fischer& Fister, 2003). Tambémaveriguar a relação entre inteligência emocional e personalidade, já que estas são questões discutidas no meio científico que muitas vezes critica esse construto como apenas um novo rótulo para traçosde personalidade. De maneira geral a carência de instrumentos validados no contexto organizacional no Brasil justifica parte desse trabalho, que busca a validade de critério para a inteligênciaemocional correlacionando-a com um instrumento de medida de desempenho profissional. Os procedimentos de validação de critério indicam a efetividade de um teste para predizer o desempenho de um indivíduoem atividades específicas, fornecendo informações pela validade de critério, que são relevantes para os testes usados na seleção e classificação de pessoal (Anastasi &Urbina, 2000).
SegundoGoleman (1995) o desenvolvimento do QE (coeficiente emocional), além do QI, é cada vez mais importante para o sucesso e sobrevivência das empresas. Para Roberts, Flores-Mendoza e Nascimento (2002) esse...
tracking img