estradas

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013

Grupo 3 – Manutenção de Pavimentos Flexíveis
Grupo:
Alunos:
Questão 1:
Cite e descreva três das principais atividades de Conservação Preventiva Periódica.

Questão 2:
Descreva açõesemergenciais, citando e explicando duas operações principais neste tipo de manutenção rodoviária.













Gabarito:

Questão 1:
Cite e descreva três das principais atividades deConservação Preventiva Periódica.


Limpeza de sarjetas e meios-fios: tem como finalidade desobstruir o caminho a ser percorrido pela água que incide sobre a sarjeta, a qual deve ser dirigida para umadequado escoamento.
Limpeza manual de valeta: consiste na remoção do entulho e dos sedimentos acumulados. No caso de valetas não revestidas deverá ser evitada a remoção total da vegetação: apenasaquela que impeça o fluxo da água deverá ser cortada.
Limpeza de bueiros: trata-se da desobstrução dos canais e das bocas de entrada e saída, até o limite da faixa de domínio, bem como da remoção dequalquer material sedimentar acumulado no interior da tubulação.
Limpeza de bocas e drenos profundos e sub-superficiais: trata-se da desobstrução das bocas dos drenos profundos e sub-superficiais.Limpeza e pintura de pontes: a limpeza do tabuleiro, dos drenos e dos guarda-rodas da ponte tem como finalidade principal mantê-los desobstruídos de areia ou de entulhos depositados pela ação do vento,das chuvas ou do tráfego. A pintura de guarda-corpos e meios-fios visa favorecer a visibilidade noturna.
Limpeza e enchimento de juntas em concreto-cimento: consiste em limpar as juntas dospavimentos rígidos, calafetando-as com material apropriado que permita a sua livre dilatação e evite a penetração de água e de materiais estranhos. Esta tarefa deverá ser programada preferencialmente para operíodo de inverno, pois, com as baixas temperaturas, o espaço das juntas é maior.
Roçada: é o corte de vegetação de pequeno porte na faixa de domínio, dentro da mata natural ou na arborização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estradas
  • ESTRADAS
  • Estradas
  • Estradas
  • estradas
  • Estradas
  • Estradas
  • Estradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!