Estrabismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRABISMO


ESTRABISMO

Resumo

É quando há perda do paralelismo entre os olhos. Popularmente as pessoas com estrabismo são chamadas de "vesgas".
Embora a forma mais comum seja o desvio convergente (desvio de um dos olhos para dentro), podem ser divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).
O estrabismo pode estar presente já noinício da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça. A incidência, neste último caso, tem-se tornado mais frequente com o aumento dos acidentes de trânsito.
Quando surge no adulto, ou na criançagrande, o primeiro sintoma do paciente é a visão dupla (diplopia). Nos estrabismos adquiridos mais cedo, não há esse sintoma. 
Em certos casos, o estrabismo é chamado alternante, porque em alguns momentos está desviado um dos olhos (enquanto o outro olha para frente) e em outros a situação se inverte.

Palavras-chaves: Estrabismo, Hereditariedade, Hipermetropia

1. INTRODUÇÃO

Os sintomas eas consequências dos estrabismos são diferentes conforme a idade que aparecem e a maneira como se manifestam.
A visão se desenvolve fundamentalmente nos seis primeiros anos de vida, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial.
Os estrabismos que aparecem antes dos seis anos de idade possuem um mecanismo de adaptação que faz com que haja supressão da imagem que cai no olho desviadoe então a criança ou o adulto que ficou estrábico dentro deste período não apresenta visão dupla.
Nestes casos, se o desvio aparece sempre no mesmo olho (estrabismos monoculares), teremos diminuição da visão (ambliopia) do olho desviado.
Em qualquer idade, as pessoas com estrabismos latentes (forias) terão queixas de cefaleia pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados, porque emsituação de desvio há visão dupla.
Outra consequência importante do estrabismo é o torcicolo (chamamos de torcicolos oculares), isto é, para usar melhor os dois olhos a criança gira ou inclina a cabeça para uma dada posição.
Os estrabismos apresentam um caráter hereditário irregular, isto é, podem pular algumas gerações.
Outros estrabismos são secundários a algumas doenças como: diabetes,hipertireoidismo, afecções neurológicas.

Essas formas podem apresentar-se de três maneiras:
Constantes: o desvio de um dos olhos é permanentemente observado, e são denominados monoculares quando é sempre o mesmo olho, e alternativas quando o desvio alterna entre um olho e outro.
* Intermitentes: nesse caso, há alternância de alinhamento e desvio, sendo mais frequente nos estrábicos divergentes.* Latentes: são vistos apenas durante a realização de testes ao exame de motilidade ocular.

2. DESENVOLVIMENTO

O desvio dos olhos é o que se vê. Atrás dele há problemas sensoriais, cerebrais, na área da visão. Tentarei explicar isso de maneira simples.
Quando uma pessoa normal olha para um objeto, este forma imagens na retina de cada um dos olhos. Essas duas imagens vão aocérebro, o qual as funde, e o indivíduo vê só uma imagem. Se estamos olhando para um objeto situado a 2 m de distância e colocamos um dedo à frente do nariz, percebemos o dedo em duplicata (diplopia). Se agora olharmos para o dedo, o objeto distante é que será percebido duplo. A visão dupla é, então, o gatilho de um reflexo, por meio do qual alinhamos os olhos para que ambos olhem para o objeto quenos chama a atenção. Esse reflexo (reflexo de fusão) é o responsável pela manutenção do adequado alinhamento dos olhos a todo o momento durante a vida. Devido a ele, o indivíduo normal nunca fica estrábico. 
A pessoa que nasceu estrábica ou adquiriu o estrabismo muito cedo, antes de um ano de idade, usa outro mecanismo para não ver duplo; em vez de alinhar os olhos, suprime a imagem que se...
tracking img