Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA







Ciências Contábeis

Disciplina: Análises de Investimentos









Análises de Investimentos

















Aquidauana – MS, 21 de abril de 2012

Sumário

Introdução pág. 03

Etapa 1 – Tipos de investimento pág. 04

Etapa 2 – Fluxo de caixa pág. 04

Etapa 3 –Payback, VPL, TIR pág. 10

Etapa 4 – A inflação e seu efeito na análise de investimentos pág. 12

Conclusão pág. 14

Bibliografia pág. 15
























Introdução
A análise de investimentos permite que se racionalize a utilização dos recursos de capital. De acordo com as contingências ligadas aos investimentos, a avaliação envolverá desdecritérios puramente monetários até critérios de mensuração mais complexa, como vantagens estratégicas. Também permite a análise de problemas mais complexos, que envolvem situações de risco ou incerteza e mesmo decisões que abordam aspectos qualitativos como a coerência estratégica do investimento.




















Etapa 1
Os tipos de investimentos.: eles podem ser dediversos tipos, mas geralmente se dividem em três grande categorias básicas, que são elas: investimentos públicos : em geral esse não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.
Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maioresgeradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.Eles tem por objetivo tanto gerar bem estar para a sociedade quanto ao retorno monetário.
Métodos determinístico de análise de investimentos.
A primeira questão que surge ao seanalisar um investimento é quanto ao próprio objetivo da análise. Qual é o objetivo que a empresa pretende investir. Por isso é interessante que a empresa adote uma filosofia dualista: contabilidade de custo separada da contabilidade financeira.
Três são os métodos básicos da análise de investimentos que se ajustam aos conceitos descritos.
1- Métodos do valor anual uniforme equivalente.Consiste em achar a série uniforme anual (A) equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos à taxa de mínima atratividade (TMA), ou seja acha-se a série uniforme equivalente a todos os custos e receitas para cada projeto utilizando-se a TMA.
2- Métodos do valor presente líquido.
Este método é tão simples quanto o VAUE. A única diferença reside em que, em vez de se distribuir o investimentoinicial durante sua vida (custo de recuperação do capital), deve-se agora calcular o valor presente dos demais fluxo de caixa para somá-los ao investimentos inicial de cada alternativa.A taxa utilizada para descontar o fluxo é a TMA.
3- Métodos da taxa interna de retorno.
O método da taxa interna de retorno requer o cálculo da taxa que zera o valor presente dos fluxos de caixa dasalternativas. Os investimentos com TIR maior que a TMA são considerados rentáveis e são considerados rentáveis e são passíveis de análise.
Iremos investir no ramo de pizzaria, pois a nossa cidade tem bastante jovens, é uma cidade acadêmica e assim teremos mais opções para este tipo de clientela.
Etapa 2
Os fluxos de caixa relevante são aqueles que serão projetados e utilizados para analisar osinvestimentos das organizações, apesar de poderem ter quaisquer valores, os empreendimentos em geral acabam por apresentar, um formato padrão. E são compostos por três partes.
• Investimentos inicial ou nos períodos iniciais: é o investimento no período zero, isso quer dizer no presente quando começa.
• Retornos de caixa do investimento: Após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando...
tracking img