Estivadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES

O estivador é o técnico responsável pela colocação, retirada e/ou arrumação de cargas nos porões ou sobre o convés de embarcações principais e auxiliares mesmo que estas não sejamautopropulsadas utiliza-se para tanto de vários recursos técnicos disponíveis assim como operar todos os equipamentos de movimentação de carga presentes na embarcação (guinchos, tratores, empilhadeiras,sistemas semiautomatizados e automatizados para movimentação de cargas) o estivador é imprescindível para execução do transporte marítimo ficando encarregado da movimentação e sinalização para movimentaçãode cargas e equipamentos a bordo também executa ações de contingência em caso de acidentes, seja retirando a carga ou a pessoa ferida como também efetuar combate a incêndios e outras ações.

LOCAISDE ATUAÇÃO 
Área portuária,dentro dos navios

MEDIA SALARIAL

O trabalhador por ele ser avulso ele não tem salário fixo ele ganha por produção. A media salarial dos estivadores varia entre R$2.500 e R$ 5.000 de acordo com os trabalhos realizados.

SINDICATO REPRESENTATIVO

O sindicato representativo é o sindicato dos estivadores de santos.

REGULAMENTAÇÃO LEGAL 

A regulamentaçãolegal é feita pelo órgão gestor de mão-de-obra( O.G.M.O.).

HISTÓRICO
               
Segundo a Federação dos Estivadores os estivadores Brasileiros (2012), a partir do século XIX, começaram aorganizar-se em Uniões de Operários e, posteriormente, em Sindicatos, para melhor defender seus direitos.
Estes travaram uma luta que perdurou por algum tempo. Segundo o Decreto n. 27.048, de 12 de agostode 1949, foi mais claro porque na alínea ‘b’ do artigo 2º, assim estabeleceu: “aos trabalhadores que sob forma autônoma, trabalham agrupados, por intermédio de Sindicatos, caixa portuária ouentidades congêneres, tais como estivadores, consertadores, conferentes e assemelhados”.
Com o desenrolar dos fatos e após ter passado alguns anos, mais precisamente a partir de 1955, os estivadores...
tracking img