Logistica maritima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte de cargas marítimas antigamente

Nos dias de hoje o carregamento e descarregamento de navios se faz em poucas horas, antigamente cargas ou descargas de navios levavam dias ou semanas,isto se deve por que as civilizações antigas trabalhavam exclusivamente com as mãos.
A carga e descarga envolvia o levantamento e transporte de uma variedade de mercadorias, era preciso carregar tudocom muito cuidado, e exigia grande habilidade, mas contava principalmente com a força física e organização humana ao invés de sutiliza.
Com o surgimento do considerado porto moderno onde a um cais,atracadouro, quebra-mar e todo tipo de engenheiro de primeira classe, ficou mais rápido a operação.
Na era da navegação a vela, tal força pertencia aos trabalhadores chamados `` Estivadores ´termoderivado do espanhol ``Estibar´´ ou ``Carregar navio´´. Em certos lugares a função era realizada por homes que viviam nas costas, mais tarde chamados de estivadores.
Cidades portuárias tem fama deserem agitadas e violentas, com pessoas de diferentes culturas e línguas e também de diferentes classes sociais convivendo o mesmo lugar.
Quando os navios demoravam para ser carregado os estivadoresprecisam de algo para ocupar o tempo livre e era então que saiam dos navios para beber e visitar prostitutas.
Mas nas cidades portuárias também possuíam um lado negro, eram comuns historias de jovensque acordavam sem realmente desejar a vida no mar.
O roubo se tornou a principal atividade nos portos, muitos donos de navios reclamavam da quantidade de carga roubada, não apenas em viagens longascomo também no caminho ate o deposito.
Tanto no mundo antigo como na era moderna proteger a carga da tripulação dos estivadores e de outros que queriam roubá-la sempre fez parte do negócio.
No séculoXIX, os marinheiros ocidentais recorriam ao barril.
E tudo para proteger a carga da adversidade e dos ladrões, mas não havia muito a ser feito, sendo um trabalho manual o carregamento exigia...
tracking img