Estimulacao precose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
esO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de relatar um estudo sobre o desenvolvimento da criança através da estimulação enfatizando que brincar na estimulação essencial contribuiria para o desenvolvimento da linguagem em crianças com necessidades especiais na faixa etária de 0 a 3 anos, tomando-se como premissa que nesta fase a criança deveaprender a desenvolver habilidades de uma maneira gostosa e divertida: brincando, interagindo com o outro (seu semelhante).
Do nascimento à idade adulta o ser humano passa por um processo de evolução que denominamos desenvolvimento. Este processo pode se dissociado em dois componentes: o crescimento, que corresponde às mudanças corpóreas (peso, estatura, perímetro cefálico, etc.), ou seja,caracteriza-se por ser essencialmente físico; e o desenvolvimento funcional, isto é, a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem a criança realizar atividades variadas, coisas novas progressivamente diferentes, talvez mais complexas e com uma habilidade cada vez maior.
Sabemos que o crescimento e o desenvolvimento possuem características muito próprias variando de pessoa parapessoa, mas que normalmente seguem ritmos e seqüencias semelhantes a todos da espécie humana.
Assim, no desenvolvimento das atividades que realizei, percebi que em cada caso específico das pessoas com necessidades especiais e os ritmos e seqüências, geralmente de acordo com as limitações de sua deficiência, transcorrem de maneira mais lenta, daí a necessidade de se ter um acompanhamento, nãoapenas para avaliar a normalidade desta evolução, mas, inclusive, para que a criança possa receber em cada etapa de seu desenvolvimento uma estimulação adequada, contribuindo para que este processo evolua da melhor maneira possível.
Sendo assim, pude perceber o quanto é importante o programa de Estimulação Essencial para as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, que possuam algum tipo denecessidade especial decorrente da deficiente que possuem.
No que se refere ao trabalho pedagógico nesta faixa etária estou ciente que, é o conjunto dinâmico de atividades e recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar o seu pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo, os quais logotornarão visíveis os resultados.
Nesta perspectiva, a família e o educador desempenham importante tarefa ao estimular a criança e, sobretudo, não exigindo da mesma, desempenhos incompatíveis com a fase de amadurecimento em que se encontra.
Também a proposta “O desenvolvimento da criança através da estimulação” me faz destacar o papel importante e fundamental do mesmo para o desenvolvimentoglobal de PNE nos primeiros anos de vida, no qual observa-se a ocorrência de uma carência com relação ao desenvolvimento da mesma, pois como afirma FARIA (1997, p.11): A linguagem é uma forma de representação e consiste num sistema de significações no qual a palavra funciona significante, porque permite ao sujeito evocar verbalmente objetos ou acontecimentos ausentes.

A atividade lúdica éconsiderada essencial à formação da criança, e o brinquedo um estímulo a seu desenvolvimento físico e mental. A brincadeira contribui decisivamente no processo de socialização uma vez que, por meio delas, as crianças meninos e meninas, identificam-se com seus papeis sexuais, aprendem a colaborar e competir (nos jogos de grupos), desenvolvendo a expressão e comunicação verbal, daí a importância emtrabalhar a questão da linguagem de uma forma também lúdica, tendo como parâmetro que a comunicação falada é recebida pela criança posteriormente a dos gestos como nos aponta VYGOTSKY (1979, p. 64):

A linguagem não pode ser descoberta sem o pensamento a, a palavra, dotada de um significado construído pelo próprio sujeito, será base para a edificação de novos significados em momentos mais avançados...
tracking img