Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE MATERIAIS E PROCESSOS ALTERNATIVOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO DE GERADORES EÓLICOS




Autor: Vitor Luis Brinkhus, vlbrinkhus@gmail.com


Orientador: Prof. Dr. Moisés de Mattos Dias


Resumo: Este artigo mostra o histórico de surgimento, desenvolvimento das tecnologias e conceitos relacionados aos aerogeradores. São apresentados dados que representam o panorama atual de geração deste tipode energia no Brasil e no mundo. No Brasil a geração de energia elétrica de origem hidroelétrica corresponde a aproximadamente 65,68% da capacidade instalada. A crise no setor elétrico mostrou a fragilidade do modelo centralizado e incentivou a descentralização da matriz geradora de eletricidade. Iniciou-se, então a construção de usinas de pequeno e médio porte, perfil característico da energiaeólica. Atualmente existem, no Brasil, 76 usinas em funcionamento, gerando 1.543.042 kW o que representa 1,22% do total da energia gerada no país.


Palavra chave: Hidroelétrica, energia eólica, aerogeradores.


Abstract. This article shows the history of the emergence, development of technologies and concepts related to wind turbines. Data are presented which represent the current scenario of thistype of energy generation in Brazil and worldwide. In Brazil, the generation of hydroelectric power source corresponds to approximately 65.68% of installed capacity. The crisis in the electricity sector showed the weakness of the centralized model and encouraged the decentralization of the matrix generator of electricity. It started, then the construction of power plants small and medium sizedwind energy characteristic profile. Currently there are in Brazil, 76 plants in operation, producing 1,543,042 kW which represents 1.22% of total energy generated in the country.


Keywords: Hydropower, wind power, wind turbines.

1. INTRODUÇÃO


A necessidade de produção de alimentos e o avanço da agricultura obrigaram o homem, cada vez mais, à utilização de ferramentas que o auxiliassem nasdiversas etapas do trabalho. A moagem dos grãos e o bombeamento de água exigiam muito esforço braçal e animal.
A utilização de cursos d’água como força motriz foi utilizado para mover moinhos surgindo, assim, as rodas d’água. Historicamente, o uso das rodas d’água precede a utilização dos moinhos de ventos. Como não se dispunha de rios em todos os lugares para o aproveitamento em rodas d’água, autilização do vento como fonte natural de energia possibilitou o surgimento de moinhos de ventos substituindo a força motriz humana ou animal nas atividades agrícolas.
Mesmo com baixa eficiência devido a suas características, os cata-ventos primitivos apresentavam vantagens importantes para o desenvolvimento das necessidades básicas de bombeamento d’água ou moagem de grãos, substituindo a forçamotriz humana ou animal.
Um importante desenvolvimento da tecnologia primitiva foram os primeiros modelos a utilizarem velas de sustentação em eixo horizontal encontrados nas ilhas gregas do Mediterrâneo.
O início da adaptação dos cata-ventos para geração de energia elétrica teve início no final do século XIX.




2. HISTÓRICO DOS GERADORES EÓLICOS


Em 1888, Charles F. Bruch, um industrialvoltado para eletrificação em campo, ergueu na cidade de Cleveland, Ohio, o primeiro cata-vento destinado à geração de energia elétrica. Tratava-se de um cata-vento que fornecia 12kW em corrente contínua para carregamento de baterias, as quais eram destinadas, sobretudo, para o fornecimento de energia para 350 lâmpadas incandescentes. Bruch utilizou-se da configuração de um moinho para o seu invento.A roda principal, com suas 144 pás, tinha 17m de diâmetro em uma torre de 18m de altura. Todo o sistema era sustentado por um tubo metálico central que possibilitava o giro de todo o sistema acompanhando, assim, o vento predominante. Esse sistema esteve em operação por 20 anos, sendo desativado em 1908.
Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de aerogeradores de grande porte para...
tracking img