Estilo de prova de cada banca organizadora de concursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anexo 2

Forum dos concurseiros. (WWW.forumdosconcurseiros.com)


1
PSAngelotti
Registrado em: 27/11/06
Localização: São José do Rio Preto - S.P.
Posts: 216

Dificuldade - Estudar materias de TI para concurso de TI
________________________________________
PessoALL,

Estou com uma dificuldade que e a seguinte...
Meu primeiro concurso foi para Analisa Sr. da Petrobras, sódei uma olhada na materia totalmente desconhecida achando que seria suficiente e fui mal (se bem que a prova foi terrivelmente dificil mesmo).
Depois comecei a estudar outras materias e a fazer concursos para tribunais... notei que o fato de nao saber nada e ter sempre material voltado para concursos (como livros, apostilas do ponto dos concursos, etc.) facilitava as coisas pois delimitava muitobem a materia (inclusive a profundidade desejada nas mesmas).
Agora estou voltando a prestar concursos na nossa area de TI (TSE, MPU, TRF4, Fapesp, ...) e tenho tido muita dificuldade em selecionar material para estudar e, principalmente, definir o grau de entendimento (digamos a profundidade) desejada nos assuntos pois pode cair assunto básico como pode cair (e, geralmente cai mesmo) assuntosmais aprofundados (e até aprofundadíssimos).
Alem disso, o tanto de materia de cada edital e enorme gerando um problema grave de tempo.
Como voces lidam com estas questões? Estudar superficialmente todas as materias? Aprofundar em algumas (deixando outras sem ver por causa do tempo)? E a bibliografia?
Abraço e muito obrigado a todos.


#2

bento xvii
Registrado em: 25/11/06Localização: Câmara dos Deputados
Posts: 506


________________________________________
eu costumo ver outras provas da banca pra saber mais ou menos o que eles têm cobrado, e a partir disso estudar.


HarfangDesNeiges
Registrado em: 07/12/06
Posts: 126

Re: Dificuldade - Estudar materias de TI para concurso de TI
________________________________________
A maior dificuldade éque normalmente a pessoa acaba sendo especializada em uma área (se ela já estiver trabalhando no ramo, principalmente). Então ela acaba sabendo mais sobre uma matéria do que em relação às demais.

O pior, portanto, é quando cobram assuntos bem específicos ("infinitesimais") que só quem consegue responder é quem está trabalhando com isso e há um bom tempo (e olhe lá...). Não se pode ser experienteem todos os ramos da computação.

Quem mexe com plataforma alta, tem dificuldade com plataforma baixa, e vice-versa; quem programa em linguagem de programação tipo RAD tem dificuldades como "webdesigner"; quem domina redes, pode ser falho em engenharia de software; quem mexe com um SGBD específico, pode ter dificuldade com arquitetura de computadores. E por aí vai...

Mesmo a pessoa sendoexperiente em provas, e com razoável conhecimento global, há uma dificuldade muito grande nas provas da área de computação. Acho muito diferente das provas de direito, que apesar de também serem dinâmicas, ela são, de certo modo, "previsíveis" e "gerenciáveis".

Uma coisa é incluir uma nova medida provisória, impactando em alguns artigos... Outra é incluir um assunto "singelo" em termos decaracteres (PHP, ASP, XML, PMBOK, CMMI, SQL, J2EE, ISO *...), isso quando não se sabe nem o que as siglas querem dizer, mas que por trás há um mundo. Sabe-se apenas que para cada sigla, existem tijolos que encima têm escrito pra nós aprendermos em 31 dias.

Além de tudo isso, eu acho que o povo da computação consiste em "buracos negros", onde absorvem o que podem, mas dificilmente compartilham comterceiros...

C'est la vie...


Nabc
Registrado em: 26/10/06
Localização: Natal-RN
Posts: 222


________________________________________
HarfangDesNeiges,

Sua análise merece um prêmio! Uma das mais sensatas análises sobre os concursos e concurseiros de TI. Não retiro sequer uma vírgula!

Não existe, em nenhuma outra área, concurseiros tão egoístas como os candidatos às...
tracking img