Jonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JONAS

Autor: Jonas
Data: cerca de 760.a. C
Palavra- chave: levanta- preparado- arrependimento
Versículo chave: Jn 1.12 e 3.5

Propósito: Lembrar Israel que Deus em seu amor e misericórdia,enviaria a nação muitos profetas fieis que entregariam sua mensagem de arrependimento a fim de evitar o castigo que o pecado fatalmente acarretaria.

Tema: tem como objetivo declarar tanto dojulgamento quanto da graça divina.

O livro de Jonas conta a historia da chamada do profeta para ir a Nínive, e sua atitude quanto ao mandado divino. Jonas era filho de Amitai e nascido em Gate Hefer (2Reis 14.25). Ele profetizou no começo do reinado de Jeroboão II, anunciando a Israel que o Senhor teria novamente misericórdia dele, (2RS 14. 23-28). Jonas foi profeta, mais também é considerado umevangelista pelo caráter de sua missão e mensagem.
Jonas significa ‘’ pomba’’, seu ministério teve lugar pouco após o de Eliseu (2RS 13. 14-19), coincidiu com o de Amós (AM 1.1) e foi seguido pelo deOseías (OS 1.1).

Cap.:1 Descreve a desobediência inicial de Jonas, e o castigo divino subseqüente.Ao invés de rumar para Nordeste, em direção a Nínive Jonas embarca num navio que velejava para o oeste,cujo destino era Tarsis.

Cap.:2 Revela a oração que Jonas fez dentro do peixe. Ele agradece a Deus por ter lhe poupado a vida, e promete obedecer a sua chamada. Então é vomitado pelo peixe emterra seca.

Cap.:3 Registra a segunda oportunidade que Jonas recebe de ir a Nínive, e ali pregar a mensagem divina aquela gente ímpia.

Cap.:4 Contém o ressentimento do profeta contra Deus, por tero Senhor poupado a cidade inimiga de Israel. Deus ensina lhe uma lição usando uma planta (4. 6-11)

Desta passagem tiramos três lições:

• Os servos de Deus não podem prosperar na desobediência;• Deus não permite que seus servos pereçam no erro;
• O Senhor escolheu esta historia como figura da sua ressurreição ( MT 12. 39-41; LC 11. 30-32).

Jonas registra diversos milagres:

•...
tracking img