Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microbiologia fungos

INTRODUÇAO
Os fungos são seres vivos muito importantes para o equilíbrio da natureza, pois fungos e bactérias se unem para decompor a matéria orgânica. Além disso, os fungos também são utilizados na preparação de alimentos, bebidas e na produção de certos medicamentos.
Vendo por esse lado, podemos concluir que os fungos são benéficos, não fosse o seu lado parasitacausador de doenças em plantas e animais.
Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos. Chamamos essas infecções de micoses

reino fungi
Os fungos, participantes do Reino Funji são organismos com células eucariontes (mais simples), além de serem heterotróficos (alimentação que feita através de nutrientes), e são classificados em unicelulares e multicelulares, sendoconstituídos por filamentos chamados de hifas. Desta forma, existem várias espécies e algumas destas tem a capacidade de causar doenças tanto no Reino Animal quanto no Reino Vegetal, ou seja, em animais e seres humanos, e vegetais, respectivamente. Os fungos são facilmente encontrados no solo, em plantas, nos alimentos, na água e em objetos, sendo que pode se fazer presente na pele humano, sobretudo, naspartes íntimas feminina e masculina. Os fungos chamados de dermatófitos é o mais comum entre os seres humanos, os quais são responsáveis pela dermatose, doenças da pele que tem como principal agente os fungos.
Os fungos são organismos eucariontes unicelulares ou multicelulares que incorporam seus alimentos por absorção: as células de seu corpo eliminam enzimas que digerem a matéria orgânica presenteno meio, o que possibilita a sua absorção. Popularmente, os fungos são conhecidos como mofos, bolores, leveduras e cogumelos.
Os fungos estão presentes na nossa vida de várias formas: para se alimentar, para produzir remédios e também para nos deixar doentes. Entre os fungos que nos deixam doentes estão alguns cogumelos venenosos. Os cogumelos brancos da espécie Amanita phalloides podem matar umapessoa. Outros cogumelos, como Amanita muscaria e Psilocybe, produzem efeitos alucinógenos e podem causar sérios danos ao sistema nervoso. Outro fungo, o Aspergillus flavus, cresce em amendoim e produz a aflatoxina, substância que pode causar câncer no fígado.
Uma doença bastante comum é o “sapinho”. Ele é causado pelo tipo de fungo Candida, e isso provoca pontos brancos na boca. O mesmo tipo defungo é o causador da Candidiase Vaginal, que é caracterizada também por uma gosma esbranquiçada na vagina.
A histoplasmose, doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, é parasita aos pulmões. A infecção ocorre pela inalação de esporos presentes na poeira de solos contaminados. Micoses e inflamações nas unhas também podem ser causadas por fungos. Para evitar as doenças, a melhor maneira émanter a higiene.
ESTUDO DOS FUNGOS
A ciência que estuda estes organismos vivos é a micologia, a qual é um ramo da microbiologia, que por sua vez também estuda bolores e cogumelos, protozoários, bactérias, e vírus. Como já tido, alguns fungos podem causar doenças graves aos seres humanos, e várias delas são fatais quando não tratadas, e dentre estas encontram-se as aspergiloses,coccidioidomicose, candidíases, criptococose, micetomas, histoplasmose e paracoccidioidomicose. Além disso, as pessoas que sofre com imunodeficiência são mais suscetíveis a doenças causadas por fungos, principalmente as doenças que tem como agente responsável o Candida, o Aspergillus, o Cryptococcus, o Pneumocystis e o Histoplasma. Há também fungos que tem a capacidade de atacar unhas, olhos, cabelo eespecialmente a pele, os quais são denominados de dermatófitos e queratinófitos, onde sua ação resulta em infecções na região como pé-de-atleta e dermatofitose. E ainda, os esporos dos fungos são uma causa de alergias, e os fungos de distintos grupos têm a capacidade de causar reações alérgicas.

Doenças causadas por fungos:

1. Micoses superficiais
2. Blastomicose sul-americana
Blastomicose Sul...
tracking img