ESTER BIA CARLOS1

764 palavras 4 páginas
Fatores Endógenos
Anatomia ou fisiologia do organismo

Introduçaõ
Endógenos: Fatores determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivíduo.
• Herança genética: Determinam maior ou menor suscetibilidade das pessoas em adquirir doenças.
• Anatomia e fisiologia do organismo humano.
• Estilo de vida.

Doenças:
Pé Chato



O que é Pé chato?



Pé “chato”, ou pé plano, é um formato especifico dos pés, que se apresentam com diminuição do arco plantar, determinando, assim que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro. A maior parte dos bebês apresentam pés planos, pois o arco ainda não se desenvolveu e também pelo fato dos pés terem uma maior quantidade de gordura, dando uma impressão de aplanamento. Com o crescimento, normalmente observa-se a mudança da forma dos pés, mas, às vezes, persiste até a idade adulta.

Causas
O pé chato pode ter como causa uma predisposição familiar ou ainda ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar. Alguns casos podem estar relacionados à malformações ósseas ou ao aparecimento de ossificações anômalas, nestes casos geralmente a pessoa apresentará dor nos pés, que se mostrarão mais evidentes na idade escolar.

Sintomas de Pé chato
A maioria das pessoas não sente nenhuma dor relacionada ao pé chato. Contudo, algumas crianças, apresentando hiperfrouxidão ligamentar, podem ter uma queixa de dor muscular nas pernas ou fadiga devida ao esforço.

Diagnósticos e Exames
Diagnóstico de pé chato
O diagnóstico do pé chato inclui um exame físico em que o profissional avaliará o seu pé (parte da frente e de trás), pode pedir para que você ande descalço para que ele observe a forma (mecânica) do seu movimento e, ainda, pode verificar o padrão de gasto da sola do sapato. Além disso, caso o paciente sinta muitas dores, ele pode pedir os seguintes exames para integrar o diagnóstico:
- Raiox
- Tomografia computadorizada
- Ultrassonografia
- Ressonância magnética

Tratamentos e cuidados.

Relacionados

  • 57 mil emails
    116212 palavras | 465 páginas