estequiometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Uma equação química convenientemente ajustada fornece informações a respeito das quantidades dos reagentes consumidos e produtos formados. A relação estequiométrica entre produtos ereagentes permite calcular a massa de produto a ser obtida a partir de massas conhecidas dos reagentes. Essa massa, contudo, é um valor teórico, já que a manipulação dos reagentes sempre induz a perdas,por mais cuidados que possamos ter. A relação entre a quantidade de substância obtida experimentalmente e a quantidade calculada, multiplicada por cem, nos fornece o rendimento percentual da reação.O cromato de bário, um sólido amarelo, insolúvel em água, é precipitado pela reação entre cloreto de bário e cromato de potássio, em meio aquoso.

MATERIAL UTILIZADO

-02 vidros de relógio-funil
-02 provetas
-suporte com anel de ferro
-02 béqueres
-bico de gás
-03 bastões de vidro
-estufa
-papel de filtro
-dessecador


Substâncias utilizadas

-cromato de potássio-cloreto de bário


PROCEDIMENTO
1) Pese 0,80 g de cromato de potássio e transfira para um béquer de 250 ml, adicione 100 ml de água destilada, medida em proveta. Agite com bastão de vidroaté a completa dissolução. Aqueça a solução até iniciar a fervura.
2) Pese 0,60 g de cloreto de bário e transfira para um béquer de 250 ml. Adicione 50 ml de água destilada medida em proveta. Agitecom bastão de vidro até completa dissolução.
3) Pese um papel de filtro.
4) Adapte um anel de ferro num suporte e nele coloque um funil de filtração.
5) adicione a solução de cloreto de bário àde cromato de potássio. Agite a mistura com o bastão.
6) Adapte o papel de filtro ao funil
7) Faça a filtração manejando com cuidado para que não haja perda de precipitado. Lave o béquer e obastão de vidro com água destilada para remover qualquer resíduo de precipitado. Coloque a água de lavagem no funil.
8) Lave o precipitado no funil com água destilada. Após completa decantação retire o...
tracking img