Esteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

ANDERSON GALDINO BONAFÉ
JOSÉ GUSTAVO RAMOS
MARCO ANTONIO CARDOSO
REINALDO RIBEIRO SILVA

ESTEIRA

Itajubá
2011



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

ANDERSON GALDINO BONAFÉ
JOSÉ GUSTAVO RAMOS
MARCO ANTONIO CARDOSO
REINALDO RIBEIRO SILVA

ESTEIRA

Trabalho entregue profº Dr. Marcio de Oliveira, como exigência parcialpara pontuação da disciplina Sistemas Digitais IV do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Itajubá
2011

resumo
Computar dados de forma automática é um dos focos do desenvolvimentos dos computadores, entretanto, como os avanços tecnológicos é possível não somente obter essa função dos atuais computadores mas também servir deentretenimento, otimização de processos industriais e afins. Com o uso dos circuitos digitais é possível obter processamento de dados com dispositivos não tão sofisticados como o microprocessadores, como exemplo os microcontroladores. Este trabalho apresentará a aplicação do uso de um microcontrolador da família PIC16F no controle de velocidade de uma esteira, de forma automática, quando esta sofrevariação de carga.
Palavras-chave: Circuitos Digitais, Microcontrolador, PIC16F877A,

INDICE DE FIGURAS
Figura 1 - Fluxograma de programação 8
Figura 2 - simulação em software Proteus 16
sumário
1 introdução 5
2 rEFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 circuitos DIGITAIS 6
2.2 Microcontrolador 6
2.3 pic16f877a 6
3 METODOLOGIA 8
3.1 fluxograma 8
3.2 desenvolvimento da lógica 8
3.3 cALCULO DOSPARAMETROS 9
3.4 CODIGO FONTE 11
3.5 SIMULAÇÃO PROTEUS 16
4 CONCLUSÃO 17

introdução
Computação vem do latim computacione que descreve o ato ou efeito de computar, calcular. Como disciplina denota o estudo de cálculos computadorizados, simulações. Para complementar o estudo faz-se necessário definir informática, que é a contração de informação automática, cujo estudo visa o tratamento dainformação através do uso de equipamentos e procedimentos vinculados ao processamento (computação) de dados.
Computadores são largamente utilizados a fim de otimizar processos industriais, simulações de pesquisas, entretenimento entre tantas outras funções. Entretanto para estudo de sistemas computadorizado é interessante saber um pouco da historia dessa ferramenta.
Os computadores conhecidosatualmente tiveram seu inicio em 1969 com o desenvolvimento de um projeto de uma calculadora eletrônica pela empresa Japonesa BUSICOM. Seu principio era baseado em um microprocessador que realizaria funções a partir de programas. Surgia a primeira família de processadores 4004, fabricado pela Intel, com velocidade de 6 kHz.
Com o decorrer dos períodos as tecnologias foram aperfeiçoando e atualmentetem-se processadores populares, utilizados em computadores pessoais (PC), que possuem processadores com ciclos de 4 GHz, o que demonstra tal crescimento em comparação com os processadores da família 4004.
Para essa disciplina Sistemas Digitais IV será elaborado um projeto utilizando microcontrolador que controlará uma esteira através de uma lógica que possibilitará o controle da velocidadeconforme variação de carga sobre a esteira. Tal projeto será simulado no software Proteus e desenvolvido no MPLAB, da empresa Microchip.
rEFERENCIAL TEÓRICO
circuitos DIGITAIS
Circuitos digitais são circuitos eletrônicos que baseiam o seu funcionamento na lógica binária, em que toda a informação é guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1). Esta representação é conseguida usando doisníveis discretos de Tensão elétrica
Dentro do estudo de tais circuitos são utilizados lógicas que podem ser representadas por símbolos denominados portal lógicas. Tais portas estabelecem relações entre a entrada e a saída de seus terminais de acordo com tipo de lógica, podendo ser E, OU, NOR, XOR por exemplo.
A partir destes circuitos são construídos praticamente todos os outros. Encadeando-se...
tracking img