Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção do leitor sobre o modo de interação entre linguagem e educação no âmbito escolar. apontar alguns conceitos de críticos e estudiosos da língua portuguesa, assim como,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção do leitor sobre o modo de interação entre linguagem e educação no âmbito escolar. Apontar alguns conceitos de críticos e estudiosos da língua portuguesa, assim como, dos pesquisadores sobre educação, e ainda discutir a realidade que o professor tem enfrentado em sala de aula para conseguir dar uma boa aula. Mostrar as relações entre linguagem eescola, como os problemas de linguagem interferem na democratização da escola, pela perspectiva social, analisando as relações de forças matérias e simbólicas determinantes de uma sociedade estratificada em classes, essa democratização do ensino tem duas ramificações; uma em defesa do ensino quantitativo e outra do qualitativo. Esclarecer que o ensino deve ser pensado fundamentando-se noconhecimento sobre as relações entre linguagem, sociedade e escola, observando os pressupostos sociais e lingüísticos dessas relações, e como a linguagem e culturas influenciam nesse processo.

Palavras chave: Linguagem, educação, escola.




Resumen
Este trabajo tiene como objectivo despertar la atención del lectos sobre el modo de interacción entre el lenguaje y la educación en la escuela. Loscríticos señalan algunos conceptos y estudiosos de lengua portuguesa, así como investigadores em educación, y también discutir la realidad de que el maestro se já enfretado en la aula para poder dar una buena lección.Mostrar la relación entre el lenguaje y la escuela, tales como problemas de lenguaje interfieren con la democratización de la escuela, una perspectiva social, el examen de lasrelaciones de poder y los factores determinantes simbólica de material de una sociedad estratificada en clases, esta democratización de la educación tiene dos sucursales, una en defensa de la enseñanza cualitativa y outra cuantitativa. Aclarar que la educación debe ser pensada de basar en el conocimiento sobre la relación entre el lenguaje, la sociedad y la escuela, la observación de los supuestossociales y de lenguaje de estas relaciones, y cómo el lenguaje y la cultura influyen en este proceso.

Palavras clave: Lengua, la educación, la escuel





___________________________________________________________
*Acadêmica – pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT
Curso de Letras VI semestre
** Acadêmica – pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
Curso de Letras VIsemestre



Linguagem, um processo de comunicação

Os seres humanos podem comunicar-se de várias maneiras distintas, como por exemplo, através de gestos, escrita, códigos, telefone, email, seja de qualquer lugar do mundo as pessoas conseguem se comunicar. Acreditamos que toda e qualquer comunicação tem como objetivo transmitir algum tipo de mensagem, e essa comunicação pode receberinfluencias sociais que refletem no ensino. Neste trabalho através da leitura de algumas obras sobre comunicação e linguagem faremos uma reflexão sobre o assunto.
A comunicação para Orlandi, não tem por objetivo apenas informar, mas também mostrar, interagir e seduzir o leitor e/ou receptor da mensagem veiculada, é preciso que ele tenha consciência dos mecanismos de enunciação e argumentação utilizadospelo produtor/autor com objetivo de comunicar ou persuadir a produção de sentido dos textos, que são “monumentos nos quais se inscrevem as múltiplas possibilidades de leituras”. (ORLANDI- 1992, p. 64).
Mas foi Shannon, quem exprimiu a quantidade de informação transmitida por uma mensagem. Para ele a medida da originalidade da mensagem depende da quantidade de informação. A compreensão só podeocorrer na medida em que uma palavra apresenta para vários indivíduos certo grau de uniformidade fixado pelo uso da língua. (VANOVE – 2003, p.27).
Neste sentido, para compreender o que o emissor quer falar é necessário que haja um acordo implícito sobre o uso e aplicação das palavras, as pessoas precisam entender o que se falam, todos devem entender a mesma língua e ter ainda conhecimento de mundo...
tracking img