Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





A aveia (Avena sativa L.) é um cereal de excelente valor nutricional. Seu teor e qualidade protéica são bem superiores aos demais cereais, com composição de aminoácidos relativamente constante, independente de variação no conteúdo protéico. Tem também maior porcentagem de lipídios que a maioria dos cereais . Seu óleo, em grande concentração e distribuído por todo ogrão, destaca-se nutricionalmente por sua razão favorável entre ácidos graxos poliinsaturados e saturados, pelo seu alto conteúdo de ácidos oléico e linoléico, vitaminas e por suas propriedades antioxidantes . Dentre os carboidratos não amiláceos merece destaque seu teor de fibras dietéticas, e principalmente sua concentração de (3 - Glucanas, fibras solúveis com importantes propriedades físicas efisiológicas.

Nos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration) regulou a rotulagem de alimentos contendo quantidade suficiente de (3-glucanas com afirmações de que seu consumo pode reduzir o risco de doenças cardíacas (FDA, 1997). O benefício mais evidente do consumo de aveia para a saúde humana é sua eficiência no controle dos níveis de colesterol sérico em indivíduos comhipercolesterolemia, além de seus efeitos na regulação da glicose sangüínea. Estes benefícios são quase inteiramente atribuídos às (3-glucanas , porém os lipídios, vitaminas e proteínas da aveia também podem estar envolvidas.

Este trabalho tem por objetivo ampliar os conhecimentos da turma do terceiro ano do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS), unidade de Naviraí-MS, sobre o processamento, composição química e física do grão de aveia, e sua utilização na alimentação humana.

PRODUÇÃO DE AVEIA



A produção mundial de aveia se mantém em 50 milhões de toneladas por ano. Os maiores produtores são: Rússia, EUA, Canadá, Alemanha, Polônia, Finlândia e Austrália. É cultivada para vários propósitos; pastagens, forragem e grãos. Aprodução mundial é distribuída da seguinte maneira: 78% para a produção animal, 18% para alimentação humana e 4% para o uso industrial, de sementes e exportação. No Brasil a região sul é a maior produtora deste cereal.


O consumo deste cereal limita-se muito a alimentação animal e a área plantada é insignificante se comparada ao potencial para cultivo, isto está relacionadoprincipalmente com a falta incentivo, falta de conhecimento em relação aos seus benefícios nutricionais, além da escassez de produtos atrativos e variados, utilizando a aveia como base.


Com base no último levantamento do IBGE, comparou-se o desempenho dos cereais de inverno, ou seja, aqueles que têm melhor rendimento em climas mais amenos como trigo, cevada, triticale e aveia. Neste estudoconstatou-se que aveia e cevada obtiveram maior crescimento em termos de grãos colhidos em relação ao levantamento anterior, como podemos observar na figuras abaixo.


[pic] Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/lspa






Na figura 2 vemos a variação absoluta expressa em toneladas colhidas


[pic]Fonte:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/lspa






Na figura 3 temos o levantamento da safra de 2011, e a estimativa da produção em 2012 para toneladas colhidas no Brasil.


[pic]Figura 3 estimativa de crescimento da safra de 2012 em relação a 2011


Fonte: Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE, DPE, COAGRO, LevantamentoSistemático da Produção Agrícola - Maio 2012.



PRAGAS DA AVEIA



As pragas que atacam as plantações de aveia, são basicamente as mesmas que atacam os cultivos de milho e cevada, relacionamos os principais e seus respectivos sintomas na plantação.

Coro do trigo, e coro das pastagens, esses corós são pragas de solo e os danos que eles ocasionam nas plântulas de trigo, aveia e...
tracking img