Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Desporto/
Atividade física e a industrialização


Diogo Eirinha nº8 MTM

Índice

Introdução______________________________________ 1
Actividade física___________________________________ 2
Benefícios da Actividade Física________________________ 2
Estruturas locomotoras_____________________________ 2
Orgânico –sistema circulatório e respiratório____________ 3
Perceptivo-Cinética – Sistema nervoso e órgãos sensitivos___ 4
Psicológicos e sociais_______________________________ 5
Doenças propícias da falta de exercício físico____________ 6
Por que a preocupação com o sedentarismo_____________ 7
Conclusão_______________________________________ 8Bibliografia_______________________________________ 8

Introdução
Não é novidade para ninguém que a actividade física traz consigo benefícios para a saúde. Quantas vezes já ouvimos ou dissemos isto? Certamente que muitas. No entanto, na maioria das vezes não sabemos qual é, concretamente, a relação entre actividade física e saúde nem quais são esses mesmo benefícios de que tanto se fala. Para a grande maioria das pessoas isto é umconhecimento adquirido, sempre o ouviram mas nunca pensaram nas razões que levaram a esta determinação. Foi isto que nos levou a escolher este tema, um tema que tem ganho novos contornos e uma crescente importância nos últimos anos.
O esclarecimento de alguns conceitos inerentes a esta problemática e das implicações da actividade física na vida e saúde de cada um de nós, são alguns dos aspectosfrisados neste trabalho.
Antes de conhecermos a importância da aptidão física na nossa saúde é indispensável conhecer o significado de cada um destes termos e relacioná-los, uma vez que a relação entre os dois nos permite uma maior qualidade e expectativa de vida. Assim sendo seguem-se abaixo os conceitos de aptidão física, saúde e a respectiva associação:

Actividade física
A actividade físicaé definida como um conjunto de acções que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gastos de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de actividades mental e social, de modo que terá como resultados benéficos à saúde.
Em Portugal, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grandeimportância. As pesquisas mostram que a população actual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto são características muito presentes não nossa sociedade. O estilo de vida actual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por enfarte do miocárdio e por 50% do risco de morte por derrame cerebral,que são as principais causas de morte no nosso país. Assim, vemos como a actividade física é assunto de saúde pública.
.
Benefícios da Actividade Física
A actividade física devidamente orientada produz efeitos benéficos em diversas estruturas biológicas e no funcionamento do corpo humano em geral, aumentando a qualidade e expectativa de vida. Estes efeitos verificam-se ao nível das estruturas:Locomotora – Ossos, Músculos e Articulações; Orgânica – Sistema Circulatório e Respiratório; Perceptivo-Cinética – Sistema nervoso e órgãos sensitivos; Psicológicos e sociais.
Abordaremos agora, com mais precisão os diferentes benefícios em cada uma das estruturas anteriormente mencionadas.
Estruturas locomotoras:
. Aumento do volume dos músculos, promovendo um acréscimo de força;
. Aumentodas reservas energéticas do músculo e mobilização mais rápida destas para o trabalho muscular, o que corresponde a uma melhor utilização das fontes de energia;
. Estimulação do crescimento ósseo;
. Aumento da mobilidade e flexibilidade articulares;
Orgânico – sistema circulatório e respiratório:
. O coração torna-se mais forte e volumoso, aumentado as dimensões das suas cavidades (aurículas...
tracking img