Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estatística
I UNIDADE

Curso:
Nome:

Prof.: Jackson



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I UNIDADE

1 - Conceitos Básicos de Estatística
2 - Do Trabalho Estatístico
3 - Série Estatística
4 - Apresentação Gráfica e Tabular
5 - Distribuição de Freqüência
5.1 – Rol
5.2 - Elaboração da distribuição de freqüência
5.3 - Representação gráfica
6 - Medidas de Posição
6.1 - Média Aritmética,Média Geométrica e Média Harmônica
6.2 - Mediana e demais Separatrises (quartis, Decis e Percentis)
6.3 – Moda

INTRODUÇÃO
Antes de começarmos a estudar Estatística, é importante que saibamos o que estamos estudando.
A estatística, antes de qualquer coisa, é um ramo da matemática aplicada. Seu objetivo é fornecer métodos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise dosdados, visando obtenção de conclusões válidas e, finalmente, tomada de decisões.
Assim, a estatística serve de instrumento de apoio a vários outros campos do conhecimento; na verdade, a todos os ramos do conhecimento em que dados experimentais são manipulados.
Podemos, apenas para citar alguns, falar da importância da estatística na Física, Química, Medicina, Engenharia, Ciências Socias, e, éclaro, na Administração de Empresas.

O PASSADO: A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA

Muitos anos antes de Cristo as necessidades que exigiam o conhecimento numérico começaram a surgir, pois contar e recensear sempre foi uma preocupação em todas as culturas. O primeiro dado estatístico disponível foi o de registros egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C., em 3000 a.C. existem também registrosegípcios da falta de mão-de-obra relacionada a construção de pirâmides.
No ano de 2238 a.C. o Imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais. Em 600 a.C. no Egito todos os indivíduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua província a sua profissão e suas fontes de rendimento, caso não a fizessem seria declarada a pena de morte.
Jána Era de Cristo o governador romano da Síria, Quirino, que incluía a Judéia e a Galiléia, por ordem do Senado, teve que fazer um recenseamento no qual as pessoas tinham que ser entrevistadas no local de sua origem. Acredite. Não fosse a Estatística Jesus Cristo não teria nascido numa manjedoura em Belém e a história do cristianismo – e de quase toda a cultura ocidental – poderia ter sidodiferente.
Explica-se. Como está escrito na Bíblia, Lucas cap. 2:1-2 - O imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar para que fosse feita uma contagem da população. Foi então que São José e a Virgem Maria saíram de Nazareth, na Galiléia, para Belém, na Judéia, para responder ao censo ordenado pelo imperador César Augusto. Foi enquanto estavam nacidade que Jesus nasceu.
Alguns acontecimentos podem ser destacados como fatos importantes na formação da estatística:

No mundo:
- Em 620 surgiu em Constantinopla o Primeiro Bureau de Estatística.
- No ano de 1654, Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades.
- Somente em 1708, houve a criação do Primeiro Curso de Estatística, criado naUniversidade de IENA, na Alemanha.
- A palavra estatística surge em 1752 pelo alemão Gottfried Achenwall que deriva da palavra latina STATU, que significa estado, pelo aproveitamento que os políticos e o estado tiravam dela.

Enquanto isso no Brasil:
- No ano de 1872, houve o primeiro senso geral da população brasileira feito por José Maria da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco(1819-1880)
- Em 1936 temos a Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1953 duas escolas iniciaram o Ensino de Estatística no Brasil: uma no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) e a outra conhecida como Escola de Estatística da Bahia.
- Só em 1972 que surge o Primeiro Computador Brasileiro, que ajudou a dar um grande salto na estatística.
-...
tracking img