Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. ORIGEM DA ESTATÍSTICA 04

3. AVANÇO AO LONGO DO TEMPO 05

4. ONDE ELA É USADA 06

5. ESTATÍSTICA NA ATUALIDADE 06

6. ANÁLISE CRÍTICA 07

7. CONCLUSÃO 08

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a Estatística nos é útile o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.
Embora a Estatística esteja associada ao crescimento e ao avanço tecnológico, sua utilização é reconhecida a milhares de anos atrás. Não há como negar que a chegada de computadores cada vez mais poderosos fez com que, de certa forma, a Estatística se tornasse mais acessível aosseus usuários, pois imensas quantidades de informações, hoje em dia, com a utilização de softwares de estatística são compilados em uma fração de segundos, processo no qual, antigamente era feito de forma manual, o que acarretava um trabalho maçante e gigantesco.
Para Vieira (1999) o uso da estatística na literatura especializada já está consagrado, porém pode-se destacar que em algumas áreas ouso da estatística é mais antigo do que em outras, por exemplo, a aplicação das técnicas estatísticas nas ciências agrícolas e nas ciências da saúde é anterior à aplicação dessas técnicas em administração ou na área de esportes. Hoje, a estatística é encontrada não somente em trabalhos acadêmicos, mas em jornais, revistas e na televisão, meios de comunicação que atingem uma grande variedade depessoas, muitas da quais leigas neste assunto, que se depara com gráficos, tabelas e outras informações estatísticas.

2. ORIGEM DA ESTATÍSTICA

A palavra Estatística, derivada do termo latino “status” (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.Porém no século XVII na Inglaterra a Estatística era a “Aritmética do Estado” (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e óbitos, originando, mais tarde, as primeiras tábuas de mortalidade.
Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a Estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante maisconhecido é o economista Gottfried Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da Estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico.
Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridaspela experiência, a Estatística confundia-se, praticamente, com a demografia, à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização. Na verdade, a necessidade sentida, em todas as épocas, de conhecer, numérica e quantitativamente, a realidade política e social tornou a análise demográfica uma preocupação constante.
John Graunt (1620-1674), juntamente com William Petty (1623-1687), e oastrônomo Edmond Halley (1656-1742) são os principais representantes da escola inglesa, que dá um novo impulso à Estatística, fazendo-a ultrapassar um estado puramente descritivo; analisam-se os dados na procura de certas regularidades, permitindo enunciar leis e fazer previsões.
No entanto, a Estatística para adquirir o status de disciplina científica, e não puramente ideográfica ou descritiva,teve que esperar pelo desenvolvimento do cálculo das probabilidades, que lhe viria a fornecer a linguagem conceptual permitindo a formulação de conclusões com base em regras indutivas.
Data do século XVII o início do estudo sistemático dos problemas ligados aos fenômenos aleatórios, começando a se manifestar a necessidade de instrumentos matemáticos, aptos a analisar este tipo de fenômenos. Pode...
tracking img