Estatistica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em 2008 cerca de 30% de toda a carne bovina exportada no mundo teve origem no Brasil. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2008 as exportações de carne bovina do mundo totalizaram 7,5 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec). O Brasil exportou 2,2 milhões de tec segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), portantouma representatividade de 30% aproximadamente.

A melhoria do status sanitário do Brasil, o aumento da produção de carne, a melhoria dos processos de produção e industrialização favoreceram esse aumento na importância da carne brasileira no mercado internacional.
Fonte: http://www.carneangus.org.br/noticia/visualiza?ID_NOTICIA=690
Considerando o gráfico exposto, analise-o e responda aosseguintes questionamentos.
a) Identifique as variáveis expressas pelo gráfico e a respectiva unidade de medida. (0,5 ponto)
R: No eixo horizontal está o tempo expresso em anos e no eixo vertical estão representados os percentuais de participação do Brasil nas exportações mundiais de carnes bovinas. Então, as variáveis são: participação do Brasil nas exportações mundiais de carnes bovinas X anos.
b)Identifique os percentuais máximos e mínimos de participação nas exportações no período representado e o ano de ocorrência. (0,5 ponto)
R: Máximo: 33,2% em 2007 / Mínimo: 5,2% em 1997
c) Identifique se a tendência é de crescimento ou decrescimento, justificando sua resposta. (0,5 ponto)
R: A tendência é de crescimento porque o gráfico apresentou um aumento nos últimos anos, muito embora em2008 tenha ocorrido um decrescimento em comparação ao ano de 2007

d) Analise o comportamento de uma maneira geral, identificando as alterações mais expressivas. (0,5 ponto)
R: Em 10 anos o Brasil apresentou um crescimento de quase de 25% da sua participação nas exportações mundiais de carnes bovinas. A partir de 2001 iniciou-se um aumento da sua participação de forma mais acentuada, perdurandoaté 2007. A partir de 2008, percebemos que a participação do Brasil diminuiu em relação a 2007, o que pode representar um sinal de que a nossa participação nas exportações não deve ultrapassar a casa dos 40% a curto prazo.
2- As representações gráficas são vistas tanto como um recurso formal da matemática como um instrumento de apresentação de informações que se utilizam da matemática. O contextoespecífico do surgimento dos chamados gráficos estatísticos, que tratam dos mais variados assuntos, foi permeado por motivações sociais específicas, associadas a uma perspectiva pragmática de se informar pessoas muito ocupadas.
Ao longo da história, diversos outros contextos de utilização dos gráficos emergiram. Na sociedade contemporânea os gráficos continuam sendo utilizados para o tratamentodas mais variadas informações, sendo cotidianamente veiculados pelos meios de comunicação de massa que atingem um público heterogêneo. Entretanto, no âmbito dos contextos jornalísticos da mídia impressa constata-se a presença de gráficos que são freqüentemente trabalhados através de modernas técnicas de computação.
Quando inseridos no contexto de determinada reportagem, o gráfico podeconstituir-se num instrumento das intenções de quem organiza as informações, seja para encobrir ou realçar determinados aspectos da notícia. (MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Interpretação de Gráficos: Atividade social e conteúdo de ensino. Disponível em http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_22/carlos.pdf. Pesquisa em 04/06/2010).
Este recorte destaca, do ponto de vista do autor, aimportância e a prática de utilização de gráficos, suas propriedades e riscos.
Dessa forma, procure gráficos em jornais, revistas, cartazes, internet, recorte-os e a partir da observação de cada um deles identifique as variáveis, classificação das variáveis, tendências (quando for o caso) valor maior e menor ou proporção, etc. Apresente a fonte de sua consulta.
a) um gráfico de colunas. (0,75...
tracking img