Biologia completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Belo Horizonte, Dezembro de 2011
Capítulo 1: Célula

As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado. As unidades de medida são o macrômetro (µm), o nanômetro (nm) e o angstron (Å).
Tipos de Células:

As células primitivas são encontradas nas bactériase algas azuis. Elas são chamadas procariontes e não possuem organelas com membrana ou e seu material genético encontra-se espalhado no citoplasma. As células com elevado grau de organização são chamadas de eucariontes. Elas estão presentes nos fungos, plantas e animais. Possuem núcleo individualizado e organelas membranosas.










Células Animal e Vegetal 
|[pic]|[pic] |
|Célula Animal |Célula Vegetal |


As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes emmecanismos moleculares  como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.
A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estruturada célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas.
Componentes das células
Nossos estudos se restringirão à célula procarionte. De maneira simples, célula pode ser dividida em núcleo, citoplasma e membrana plasmática.
As células dos animais apresentam duas partes morfologicamente bem distintas: o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática,e o núcleo, pelo envoltório nuclear (carioteca).
Este envoltório nuclear é importante, pois separa todo o material genético contido no núcleo do citoplasma.
▪ Membrana Plasmática: É uma película extremamente fina que envolve a célula, separando o material de dentro da célula do meio extracelular. Ela é responsável pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula. Isso é muitoimportante para a manutenção do equilíbrio do meio intracelular, fazendo com que as células tenham condições ideais para seu funcionamento, crescimento e multiplicação.
A membrana plasmática e as demais membranas são constituídas principalmente de uma bicamada lipídica (gordura), proteínas e carboidratos. Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidadehidrofílica (solúvel em água) e outra hidrofóbica (insolúvel em água, mas solúvel em lipídios). As proteínas das membranas encontram-se associadas aos lípides e funcionam como moléculas transportadoras, receptoras para drogas e hormônios e enzimas de membrana. Os carboidratos associam-se aos lipídios e proteínas da membrana formandomoléculas que aparecem na face externa da membrana. Estas moléculasfazem parte do glicocálice, que protege a célula contra agressões físicas e químicas do ambiente externo e retém nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula.
▪ Citoplasma: é a parte da célula que apresenta vários tipos de organelas e depósitos de substâncias diversas, sendo o espaço entre elas preenchido pelo citosol (ou matriz citoplasmática ouhialoplasma). As organelas são estruturas responsáveis por diversas funções vitais para a célula.
Como exemplo, temos as mitocôndrias (responsáveis pela respiração celular), os ribossomos (responsáveis pela produção de RNA que faz a síntese protéica) e os retículos endoplasmáticos (realizam produção de lipídios, transporte de proteínas etc).
Os depósitos (inclusões) citoplasmáticas são...
tracking img