Estatista descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA DESCRITIVA



INTRODUÇÃO

A palavra estatística tem mais de um sentido. No singular se refere à teoria estatística e ao método pelo qual os dados são analisados enquanto que, no plural, se refere às estatísticas descritivas que são medidas obtidas de dados selecionados. Atualmente, é um instrumento útil e em alguns casos é indispensável para tomadas de decisão em diversoscampos, por exemplo, no campo científico, econômico, social, político. Descrevendo e avaliando certo grupo sem tirar quaisquer conclusões ou interferências de um grupo maior.
Entretanto, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, tem que passar por um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, tal recolha é feita através de recenseamentos (ou censos oulevantamentos estatísticos) ou sondagens. Pode-se supor que você obteve uma amostra e, dentro desta amostra você coletou dados num é ricos (por exemplo, o % de audiência de uma TV nos domingos à noite). Pode usar a probabilidade descrevendo os dados numéricos através de gráficos e tabelas. Para que a gente consiga fazer isso, é necessário ter uma noção bastante abrangente de Probabilidades.


1.ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A estatística trabalha com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma população ou de uma amostra, definida como:
População: conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum. Esta característica deve delimitar corretamente quais são os elementos da população que podem ser animados ou inanimados.
Amostra: subconjunto de elementos de uma população.Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população. A seleção dos elementos que irão compor a amostra pode ser feita de várias maneiras e irá depender do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponíveis. A estatística inferencial é a área que trata e apresenta a metodologia de amostragem. Em se tratando deconjuntos-subconjuntos, estes podem ser:
Finitos: possuem um número limitado de elementos.
Infinitos: possuem um número ilimitado de elementos.
Variável: é a característica que vai ser observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que pode variar, ou seja, assumir um valor diferente de elemento para elemento.

1.1 TIPOS DE VARIÁVEIS
Não basta identificar a variável aser trabalhada, é necessário fazer-se distinção entre os tipos de variáveis:
Variável qualitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades. Também são denominadas variáveis categóricas.
Variável quantitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, números.

1.2 SUBCLASSIFICAÇÕES DAS VARIAVÉIS
Cada uma dessas variáveis pode ser sub-classificada em:Variável qualitativa nominal: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades e estes não apresentam uma ordem natural de ocorrência.
Exemplo 01: meios de informação utilizados pelos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: televisão, revista, internet, jornal.
Variável qualitativa ordinal: é uma variável que assume como possíveisvalores atributos ou qualidades e estes apresentam uma ordem natural de ocorrência.
Exemplo 02: estado civil dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEA: solteiro, casado, separado.
Variável quantitativa discreta: é uma variável que assume como possíveis valores números, em geral inteiros, formando um conjunto finito ou enumerável.
Exemplo 03: número dereprovas, por disciplina, dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: 0, 1, 2,...
Variável quantitativa contínua: é uma variável que assume como possíveis valores números, em intervalos da reta real e, em geral, resultantes de mensurações.
Exemplo 04: peso (quilogramas) dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: 58, 59, 63......
tracking img