Estampagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DISCIPLINA: Conformação Mecânica (GEM-34)
Prof. Volodymyr Ponomarov (ponomarev@mecanica.ufu.br)

Conformação de chapas
corte, dobramento, embutimento, estiramento

Engenharia Mecânica - V. Ponomarov

1/102

Topicos
Conformação de chapas (Estampagem) Corte Dobramento Estampabilidade dos metais Estampagem profunda (embutimento ou repuxo)Estiramento

Engenharia Mecânica - V. Ponomarov

2/102

Conformação de chapas (Estampagem). Introdução
Conformação de chapas: é um conjunto dos processos de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas geralmente a frio. Emprega-se a conformação de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. Classificação dos Processos: Aconformação de chapas metálicas finas (ou estampagem) pode ser classificada através do tipo de operação empregada. As principais são: Estampagem por corte em prensa,
Punção Peças

SheetMetalStampingDiesandProcesses

Chapa cortada

Matriz

dobramento e encurvamento,
Chapa Peça

estampagem profunda (que também é conhecida pelos processos do embutimento ou repuxo).

Peça Engenharia Mecânica- V. Ponomarov

Peça 3/102

Conformação de chapas (Estampagem). Introdução
Enquanto o corte e o dobramento são realizadas a frio, a estampagem profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade. A conformação da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da conformação de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, açosinoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: produção em série, custo baixo das peças, bom acabamento sem necessidade de posterior processo de usinagem, peças com grande resistência e o custo baixo do controle de qualidadedevido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Engenharia Mecânica - V. Ponomarov

4/102

Ferramental
Máquinas utilizadas: A maior parte da produção seriada de partes conformadas a partir de chapasfinas é realizada em prensas mecânicas ou hidráulicas. Nas prensas mecânicas a energia é geralmente, armazenada num volante e transferida para o cursor móvel no êmbolo da prensa. As prensas mecânicas são quase sempre de ação rápida e aplicam golpes de curta duração, enquanto que as prensas hidráulicas são de ação mais lenta, mas podem aplicar golpes mais longos. As prensas podem realizar otrabalho em uma só operação ou operações progressivas. Algumas vezes pode ser utilizado o martelo de queda na conformação de chapas finas. O martelo não permite que a força seja tão bem controlada como nas prensas, por isso não é adequado para operações mais severas de conformação. As ferramentas básicas utilizadas em uma prensa de conformação de peças metálicas são o punção e a matriz. O punção,normalmente o elemento móvel, é a ferramenta convexa que se acopla com a matriz côncava. Como é necessário um alinhamento acurado entre a matriz e o punção, é comum mantê-los permanentemente montados em uma subprensa, ou porta matriz, que pode ser rapidamente inserida na prensa.
Engenharia Mecânica - V. Ponomarov 5/102

Ferramental. Prensa-chapas
Geralmente, para evitar a formação de rugas na chapa aconformar usam-se elementos de fixação ou a ação de grampos para comprimir a chapa contra a matriz. A fixação é conseguida por meio de um dispositivo denominado anti-rugas ou prensa-chapas, ou sujeitador, ou ainda, em prensas de duplo efeito por um anel de fixação.

Prensa-chapas (anti-rugas)

SheetMetalShearingandBen ding (até 1 min50 s)

Engenharia Mecânica - V. Ponomarov

6/102...
tracking img