Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA – EAD
UNIDADE PEDAGOGICA DE SALVADOR CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO ESTAGIO
SUPERVISIONADO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL

Itabatã – Bahia
2011

PRISCILA GOMES FRANÇA MELO

RELATORIO ESTAGIO
SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL


Relatorio das atividades parafins de avaliação da
Disciplina Estagio Supervisionado,Curso de
Pedagogia,da faculdade de tecnologia e ciência –
FTC EaD.

Itabatã – Bahia
2011
Apresentação
Desde muito cedo, o mundo é um campo deinvestigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação.
No mundo todo, crianças que vivem em ambientes alfabetizadores, ou seja, aquele em que as pessoas fazem uso regular do ao de ler e escrever têm a oportunidade de construir esse conhecimento naturalmente ao imitar as ações dos parentes e amigos. Já os que não vivem cercados de letras precisam e muito da ajuda da escola. O fato é que essaainda não é a realidade do nosso país.
Daí a importância do estágio em Educação Infantil para a formação do Pedagogo. Pois, é dever de todo educador desde a Educação infantil, saber incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler.
Vale ressaltar, que a Educação Infantil na primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade odesenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Assim as crianças com idade de zero a seis anos têm características e necessidades diferenciadas das demais idades e é neste sentido que temos que nos preocupar.
Sabe-se, que desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Combase nisso o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4e5 anos de idade falar e escutar, práticas de leitura e prática de escrita.
Segundo SCARPA (2008. P23) “O ideal é o professor articule esse trabalho com tarefas de leitura e escrita, como manuseio de livros revistas e outros materiais, como objetivo de criar o hábito e o apreço pela leitura, e com isso, despertar também o interesse pela escrita.”
É possível constatar, então, que a função do educador é atuar como desafiador, mediador e provocador de situações ricas de conteúdo que promovam o desenvolvimento da inteligência da linguagem e de outras habilidades cognitivas e afetivas das crianças.
Com base nessas habilidades, e defundamental importância que os educadores estejam atentos ás necessidades das crianças.
Na Educação Infantil deve apresentar desafios para a turma. Ações como construir e deslocar-se são tão importantes quanto os registros dessas mesmas ações. Portanto o objetivo é levar a garotada a adquirir um controle maior sobre seus atos de forma a permitir que problemas de natureza especial possam serresolvidos, potencializando o desenvolvimento do pensamento geométrico, mesmo que ainda não seja a hora de utilizar essa nomenclatura
O estágio na Educação Infantil nos permite compreender que para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso, pois ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais.
Portanto, é necessário aoseducadores o conhecimento teórico aos educadores e conhecimento teórico para estruturar a pratica pedagógica consciente e produtiva, a fim de que possam ser estabelecidas as relações que se fazem imprescindíveis para que o processo educativo ocorra. Obviamente, o professor é influenciador mediador do aluno em sala de aula. Daí, então, o porquê da área como pedagogia indaga sobre o papel e a...
tracking img