Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente relatório visa descrever as observações durante o estágio na turma de 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, principalmente a metodologia utilizada pela professora regente, contrapondo-se com os conhecimentos teóricos adquiridos durante o estudo desta disciplina , por este grupo de estudo.
Por acreditarmos que o educando do curso de pedagogia precisa estar preparadopara atuar em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental e que esta vivência oportuniza experiências significativas, dando-nos subsídio prático no desempenho docente, é que surge a necessidade de realizar este estágio.
Para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que nos possibilite realizar o exercício da docência; desenvolvendo nossos conhecimentos teóricos de umaforma ampla e abrangente.
[...] as mudanças pelas quais os campos científicos e tecnológicos passaram nos últimos anos são imensas e proporcionaram também uma reestruturação da função da escola, ao retirarem dela a missão de ser a única transmissora de informação [...] LUCA. DE LUCIANA 2007: levando-nos a criar diante das observações, teorias experimentais, comparativos e informações que nortearão osprimeiros passos da formação de educadoras que possam fazer a diferença no mundo de hoje.
Hão de serem repensadas continuamente as práticas de professores alfabetizadores, pois como citado anteriormente, diante de todas as mudanças que afetam a vida do educando dentro e fora da escola este professor deverá estar pronto a oferecer caminhos que possibilitem novas experiências com conhecimento erespeito; sem deixar em hipótese alguma de valorizar a experiência de vida de cada aluno.
Pois apenas respeitando o pequeno aprendiz como ser pensante dono da própria história e que já vivenciou diversas situações das mais diferentes e ricas de sentimento; é que o professor será capaz de alcançar este aluno e poderá caminhar lado a lado com este e poderá mostrá-lo quão imensas são as oportunidadesde uma nova vida e a importância de se agregar valores e experiências para a transformação da vida deste educando.
Esse professor bem informado terá a possibilidade de despertar no aluno alegria da convivência e descobertas de saberes, mas consciente de seus direitos e deveres.

2. Identificação da Escola
2.1 Localização da Escola
Nosso grupo realizou o estágio de observação na ESCOLAMUNICIPAL CONSTRUTOR JOAQUIM BORGES, localizada na rua B, nº 108, Bairro Val Paraíso/General Carneiro, Sabará – CEP: 34580-570. Telefone de contato:
3671-7630.
2.2 Horário de funcionamento
A escola funciona das 7:00 as 11:15 e 13:00 às 17:15
O projeto Mais Educação funciona das 08:00 às 12:30 e 12:45 às 16:00

2.3 Níveis de Atendimento
Aescola hoje atende 619 crianças distribuídas em dois turnos, atendidas por 28 professores e 4 professoras de apoio(eventuais) atendendo os seguintes níveis:
Educação Infantil 1º e 2º Períodos;
Ensino Fundamental I( 1º ao 5º ano);
Mais Escola: Oficinas fora do horário de estudos dos alunos onde os alunos recebem alimentação, praticam esportes e recebem ajuda no dever de casa.3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
A concepção de educação implica em um fazer pedagógico onde a ênfase central se desloca da figura do professor/adulto para a figura do aluno/aprendiz, e onde o conhecimento só faz sentido quando significado/construído pelo aluno.
Neste contexto, nossos esforços estão direcionados àmenos o acúmulo de dados e informações - a quantidade – para atribuir maior valor aos processos de aprender e, portanto, à qualidade e à relevância daquilo que é aprendido.
A implementação de uma concepção dessa natureza, não constitui tarefa simples, pois que a tradição costuma “falar” muito alto, sobrepondo-se ao novo.
A proposta da escola está baseada em desafios, que, por sua natureza,...
tracking img