Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DILMACI DE ARAÚJO MATOS DA SILVA
















CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL




















Formosa do Rio Preto
2012
DILMACI DE ARAÚJO MATOS DA SILVA


















CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONALTrabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I


Profª: Adarly Rosana Moreira Goes
















Formosa do Rio Preto
2012

Contextualização histórica da instituição de estágio


O Centro de Referencia da Assistência Social(CRAS) de Cristalândia do Piauí fica localizado na Avenida Central sem/n°.

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) de Cristalândia do Piauí tem a finalidade de resolver diversos problemas encontrados na comunidade, principalmente, de famílias que vivem em estado de vulnerabilidade. O CRAS de Cristalândia do Piauí é composta pela Gestora Ana Grécia Dias Vieira, pelaCoordenadora do CRAS Tatiana Oliveira Nogueira, pelos técnicos do CRAS, pela Assistente Social Luciana Macedo e pela Psicóloga Thays Moura.

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal que oferece serviços técnicos especializados para atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, deficientes e pessoas vítimas de vícios, mau tratos, abusosexual, e aos seus familiares, proporcionando condições de tratamento, recuperação da auto-estima, superação da situação de violação de direitos e reparação da violência vivida.

A organização tem por finalidade formular, coordenar e avaliar a política municipal de assistência social executando as atividades de prestação de serviços oferecidos pelos mesmos através de programas sociais,assim, promovendo a conscientização da população.

O CRAS de Cristalândia do Piauí presta serviço especializado continuado a indivíduos com seus direitos ameaçados e ou violados, direcionando o foco das ações para as famílias e contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social. A natureza dos programas e projetos propicia acolhida e escutaqualificada, visando, dentre outros aspectos: fortalecimento da função protetiva da família; à interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos; à potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso;acesso das famílias e indivíduos a direitos Socioassistenciais e à rede de proteção social; exercício do protagonismo e da participação social e à prevenção de agravamentos e da institucionalização.

As pessoas que necessitam dos serviços de atendimento da instituição são famílias de baixa renda, ou seja, mal estruturada economicamente e sem proteção devida conforme direitosgarantidos Poe lei.

Existe na Assistência Social de Cristalândia do Piauí o Conselho Municipal de Assistência Social e são compostos por órgão governamental e Não-Governamental, estes é convocado pelo conselho para fazer parte das reuniões e debates públicos sobre o algo em questão e assim buscar propostas para a solução dos problemas e que os interesses satisfaça a todos ou a maior parte dogrupo.

A maior demanda que se encontra na nossa comunidade são os ricos sociais, ou seja, famílias de baixa renda que vive em situação de vulnerabilidade social. Para atender a maior parte dessa demanda são oferecidos pela instituição os serviços de atendimento e serviços de atenção básica através de programas sociais.

O serviço na instituição tem como finalidade...
tracking img