Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

2.1. HOSPITAL DE CLINICAS

O Hospital de Clinicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi inaugurado no dia 05 de agosto de 1961, pelo então Presidente da Republica Jânio Quadros, realiza todos os seus atendimentos de forma gratuita, pois é totalmente financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o qual o classifica com o nível de terciário, pelomotivo do HC atender somente casos de médios e graves riscos. Como hospital universitário, da UFPR, seu corpo funcional, médicos, professores e residentes são reconhecidos, tanto pelo atendimento medico na área profissional, quanto pela qualidade de ensino, pesquisas cientificas e atividades de extensão.

2. . MISSÃO

“Prestar assistência hospitalar acreditada à comunidade, garantindo campoapropriado para o ensino, à pesquisa e a extensão.”

2.3. VISÃO

Ser um Hospital de Ensino da UFPR de referencia, com qualidade no ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas da saúde, inserido no SUS, com atendimento de referencia nos níveis terciários e quaternários e, articulado com outras instancias da UFPR nos níveis primário e secundário.

4. .OBJETIVOS

• Oferecerassistência hospitalar acreditada, integrada a rede regionalizada e hierarquizada do SUS;
• Garantir campo apropriado para o ensino, a pesquisa e a extensão;
• Propiciar acesso fácil da comunidade universitária aos Hospitais Universitários, em programa articulado com a PRHAE (progepe);
• Aprimorar continuamente a gestão hospitalar;
• Aprimorar e dar continuidade a implantação doNovo Modelo de Gestão.


2.4.1 Diretrizes

“Garantir a busca da excelência através da melhoria continua dos seus processos de assistência, ensino e pesquisa.”




























3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Segundo Oliveira (2011), a estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidadesorganizacionais de uma empresa.
O HC está estruturado da seguinte maneira:

3.1. DIREÇÃO GERAL

A Diretora Geral do Hospital de Clinicas é a Professora Drª Heda Maria Barska dos Santos Amarante.
Que administra o HC praticando os atos necessários à administração financeira, material, patrimonial e geral, autoriza a execução de despesas. Faz a gestão dos contratos e convêniosdando andamento ao planejamento estratégico do Hospital. Estabelece a política da Instituição como hospital escola e como prestador de serviços a comunidade.
Realiza atividades de Relações Interinstitucionais tais como:
• Gestiona, em conjunto com a Reitoria d UFPR, a destinação de recursos para custeio do Hospital, junto aos Ministérios da Educação e Saúde;
• Leva às instancias doGoverno Federal as necessidades do Hospital, sobretudo de contratação de recursos humanos;
• Busca apoio, com apresentação de projetos, para direcionamento de recursos de emendas parlamentares advindas da Câmara de Vereadores de Curitiba, Assembléia Legislativa do Paraná, da Câmara dos Deputados Federais e Senado para aplicação da melhoria e ampliação dos serviços prestados pelo HC;
•Representa a Instituição nas esferas governamentais e políticas e junto à sociedade.

3.2. GESTÃO DA QUALIDADE

Segundo LOBO (2010), a gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada para criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Ela tem sido amplamente utilizada em indústrias e nas áreas de educação, governo e serviços. Chama-se totalporque envolve não só a empresa, mas sua relação com fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de planejamento, organização, controle e liderança. O HC está em fase de uma nova gestão e diversas ações estão envolvidas nesse processo:
• Valorizar e capacitar seus profissionais técnicos e administrativos;
• Desenvolver, continuamente, programas de qualidade,...
tracking img