Estagio supervisionado psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO D MARANHÃO - CEUMA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: NEUROPSICOLOGIA

TRABALHO SOBRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO HUMANO

AMANDA SOUSA
EDLA SERGIONE
FLAVIA NATALIA
JOANE RODRIGUES
MAIZA CRISTIANE
LAIANA
NEUTON CORREA

SÃO LUIS
2009

AMANDA SOUSA
EDLA SERGIANE
FLAVIA NATALIA
JOANE CRISTINA
LAIANA
NEUTONCORREA

TRABALHO SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

Trabalho 2º bimestre da disciplina Neuropsicologia. Prof. Thompson.

SÃO LUIS
2009

A agressividade é um tema muito atual. Entretanto, este trabalho pretende além de enfatizar a grande relevância social deste tema contemporâneo, mostrar algumas dos diversos estudos sobre o comportamento agressivo em algumas abordagens sociais, biológicas epsicológicas, afinal o ser humano é um ser biopsicossocial, porém, justificando a agressividade como um comportamento aprendido.
A agressividade é um assunto visado nos meios de comunicação, porém essa constante aparição nestes meios nem seria preciso dada a banalidade e a onipresença da violência na sociedade contemporânea. Infelizmente, o que a imprensa relata são tão somente aspectos extremos,espetaculares, e até muitas vezes sensacionalistas. Certamente, os termos agressão e violência cobrem vasta gama de comportamentos, de atos que são assunto de noticiário policial até comportamentos comuns.
A agressividade pode ser um comportamento funcional em determinados contextos como também pode ser socialmente um comportamento inaceitável. De um modo geral, pode-se dizer que a agressão é algoque não deve ser praticado. A agressão, como grande número de condutas sociais, é regulada por uma norma: fazer mal ou causar dano a alguém é ir contra a regra. Porém, a simples observação da vida cotidiana mostra que essa regra não tem valor para todos, visto que as condutas agressivas são freqüentes (Moser, 1991, p.)
Tradicionalmente, tem sido considerada de um de três pontos de vista para aagressão: 1) um comportamento natural e instintivo, próprio de cada indivíduo; 2) um fato criado pelas coerções da vida em comum e 3) uma reação à frustração. Estas concepções refletem respectivamente as diferentes abordagens científicas que foram tentadas neste domínio: individuais (biologia, etologia e psicologia); sociais (sociologia) e interindividuais (psicossociologia) (Moser, 1991, p.12).A agressão é um comportamento, por definição, social na medida em que pressupõe uma relação diádica como a maioria das condutas humanas. É uma interação social na medida em que tem sua origem e se efetiva na relação com o outro, relação que condiciona e modela o repertório comportamental dos indivíduos (Moser, 1991, p..
Existem três personagens a serem considerados dentro do conceitoda agressão: o autor, a vítima e o observador. Realmente uma conduta agressiva é inconcebível sem a presença de outrem e, não existe agressão sem vítima e também não existe agressão sem um contexto através do qual ela se manifeste. Um comportamento social não é o ato de indivíduos isolados, mas de indivíduos que se situam numa mesma estrutura social a qual estabelece valores, expectativas, papéise regras que definem as relações entre eles. É esse contexto que fornece o quadro para analisar o comportamento. Não se pode atribuir um significado a um comportamento sem incluir as condições de como ele ocorreu, e ao fazê-lo, colocá-lo dentro de um contexto (Moser, 1991, p.
Schachter (1962) mostrou que o estado de excitação após uma provocação psicológica e depois que uma pessoa tenha tido, ounão, a possibilidade de agredir seu frustrador, é interpretado diferentemente segundo o contexto social e a significação que essa pessoa atribui ao contexto.
A intenção do comportamento agressivo, a qual divide a opinião dos psicólogos, é considerada ou desconsiderada conforme se privilegie o ponto de vista do agressor ou da vítima. Sob o ponto de vista da vítima, tudo que provoca dano a...
tracking img