Estado fisico da materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Estados Físicos da Matéria

Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:
Sólido
É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma bola deboliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.

Bola de Boliche
Líquido
Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, tomaa forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.

Taça de água
Gasoso
Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.

Cilindro de Oxigênio
Todas assubstâncias podem alterar o estado físico em que estão, alterando alguns fatores que as influenciam, como a temperatura e a pressão.
Existem ainda um quarto estado, chamado de plasma, que somente ocorre em condições altíssimas de temperatura, como no núcleo do Sol. Lá, os átomos de hélio ficam a uma temperatura e pressão muito altas, fazendo com que os seus elétrons sejam desprendidos de seus átomos.2 Influência da temperatura


A vaporização, que é a passagem do estado líquido para o gasoso, pode ocorrer de três modos: evaporação, ebulição e calefação.

A evaporação acontece com líquidos a qualquer temperatura. É o caso, por exemplo, da água líquida colocada em um prato que após algum tempo desaparece, ou seja, transforma-se em vapor e mistura-se à atmosfera.

Já acalefação é um processo rápido de vaporização, que ocorre quando há um aumento violento de temperatura. É o que acontece quando colocamos água em pequenas quantidades em uma frigideira bem quente. Ela vaporiza de modo brusco, quase instantâneo.

A ebulição é a vaporização que acontece a uma determinada temperatura.

Se colocarmos água para esquentar, notaremos que quando sua temperatura chega a100ºC, ela ferve, entrando em ebulição. Isso acontece ao nível do mar, onde a pressão exercida pelo ar (pressão atmosférica) corresponde a uma atmosfera - 1 atm. A essa temperatura damos o nome de ponto (ou temperatura ) de ebulição .
A temperatura em que ocorre a ebulição, acontece também a condensação. Assim, se for resfriado, o vapor d'água começa a transformar-se em água no estado líquido a partirde 100ºC.
Ainda ao nível do mar, se resfriarmos água no estado líquido, notaremos que ela se solidifica a 0ºC. A essa temperatura damos o nome de ponto (ou temperatura ) de solidificação.

O contrário da solidificação, a fusão, também ocorre a essa temperatura, chamada de ponto (ou temperatura ) de fusão.

De modo geral, cada substância apresenta um ponto de fusão (ou de solidificação) e umponto de ebulição (ou de condensação) específico.





3 Tipos de vaporização

Os processos de vaporização podem ser chamados de:
Evaporação – é quando ocorre a passagem do estado líquido para o gasoso em um processo lento.
Ebulição – é também a passagem do estado líquido para o gasoso, porém em processo mais alvoroçado, ocorrendo em toda a massa. Nesse processo, a pressão do vapordo líquido se torna igual à pressão externa. A característica da ebulição é o borbulhar que ocorre quando o vapor é libertado. A ebulição ocorre quando a substância líquida atinge uma determinada temperatura, chamada de ponto de ebulição, transformando o líquido em vapor.

Calefação – é quando ocorre a passagem do estado líquido para o gasoso depois de um forte aquecimento, como quando...
tracking img