Estabilidade economica vivida na brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Para muitos brasileiros, a compra de um automóvel representa muito mais do que a solução para os problemas de mobilidade. Ela é a realização de um sonho, o símbolo de uma conquista social e, até mesmo, o acesso ao lazer para a família, com a possibilidade de viajar até a praia, parque ou a casa de parentes outrora distantes.
Para os felizes proprietários, a satisfação em desfilarno carrão limpinho e brilhante é tão grande que muitos suportam, sem reclamar, engarrafamentos infindáveis e chegam a ignorar a matemática, que aponta que, em alguns casos, os gastos anuais de manutenção do automóvel próprio (IPVA, seguro, combustível, manutenção, estacionamento, etc.) superam os custos com o uso do táxi ou de outros meios de transporte mais eficientes.
De olhos neste mercadopotencial de 64 milhões de veículos, conforme dados de 2010 divulgados pelo do DENATRAN, estão os empresários do setor de lava-jato. Alguns, não só lavam o veículo do cliente, como também oferecem serviços de lubrificação polimento da carroceria, limpeza do interior, rodas, etc. além de outras conveniências, tal como o agendamento da lavagem e a retirada e entrega do carro no domicílio doproprietário.
Os lava-jatos tradicionais (não incluem os estabelecimentos que utilizam a chamada lavagem a seco) são popularmente divididos em duas categorias: lava-jato manual e expresso. Os lava-jatos que utilizam o sistema de lavagem expressa, normalmente, empregam equipamentos do tipo túnel ou rollover (sistema de escovas em forma cilíndrica que gira em torno de seu próprio eixo). A escolha doequipamento utilizado tem reflexo significativo no investimento, custo operacional, estrutura e pessoal requeridos para a instalação e operação do negócio.
Cuidar do meio ambiente não deve ser uma preocupação exclusiva dos proprietários de veículos. Todos podem dar sua cota de contribuição, incluindo os empresários do setor de lava-jato. As oportunidades de geração de renda de forma economicamentesustentável em projetos deste tipo incluem: o uso de sistemas de captação de águas pluviais, planejamento do re-uso da água, uso de produtos bio-degradáveis, correto descarte de embalagens vazias, tratamento de efluentes e o controle e acompanhamento diário do consumo de água do lava-jato pelo proprietário.

MERCADO

Informações divulgadas pelo IBGE com base no Censo Demográfico 2000-2010 indicam quea população brasileira é de 190,732 milhões, o país tem uma média de um carro para cada 2,94 habitantes.
Entre 2009 e 2010, as ruas brasileiras ganharam 5,456 milhões de carros, um crescimento de 9,19%. O aumento nos registros superou a produção do setor: em 2010, a indústria automobilística produziu 3,638 milhões de veículos, número considerado recorde.
Segundo o Denatran, há carros licenciadosem 5.567 cidades do país. Não esquecendo que em muitos locais do país existem lava-jatos funcionando com sucesso em rodovias Estaduais e Federais fora do perímetro das cidades. Destacamos que o crescimento das cidades e o aumento exponencial do acesso ao automóvel pelos seus habitantes) , favorecem o uso do automóvel assim como toda a cadeia de serviços do setor automotivos.
Além do desejo decuidar do patrimônio pessoal, a falta de tempo e o aumento das restrições ao uso da água para lavagem de automóveis em condomínios são fatores que levam muitos proprietários a utilizarem os serviços de lavagem de automóvel em estabelecimentos especializados. Estudos realizados pelas grandes empresas de estacionamentos e postos de gasolina, concluíram que mais de 88% dos proprietários de automóveiscom menos de dez anos de uso lavam seus carros com uma periodicidade de 15 dias e 53% o fazem semanalmente.
Vale dizer que nas maiores cidades brasileiras, especialmente nos bairros mais populosos, a concorrência no ramo é acirrada. Por outro lado, o aumento do poder aquisitivo da população, o crescimento demográfico e a utilização freqüente do automóvel particular, geram, a cada dia, novas...
tracking img