Estabilaizadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
ESTABILIZADORES - O Que são e como funcionam...
Quando você for montar um computador, um equipamento que não pode ser esquecido é o estabilizador de energia. A maioria dos estabilizadores tem uma função óbvia: permitir que você conecte múltiplos componentes em uma tomada de força. Com todos os componentes diferentes que compõem um sistema decomputador, este é definitivamente um dispositivo bastante útil. 
Um estabilizador de energia possui outra função extremamente importante: proteger o seu computador contra surtos de energia. Neste artigo, observaremos e entenderemos como funcionam os estabilizadores de energia, também chamados de supressores de surto. Além disso, descobriremos que níveis de proteção estão disponíveis e veremos comovocê pode estar desprotegido, mesmo usando um estabilizador de qualidade. 

O que é um surto

A principal função de um estabilizador de energia é proteger os dispositivos eletrônicos de "surtos". Então, se você está imaginando o que um estabilizador faz, a primeira pergunta é "o que são surtos"? Em seguida, "por que os componentes eletrônicos têm que ser protegidos contra eles?". 
Um surto deenergia, ou transitório de tensão, é um aumento significativo na tensão da rede elétrica, que em condições normais fornece 127 volts (Brasil) para a maioria das residências e escritórios. Se a tensão se elevar acima de 127 volts, há um problema na rede elétrica, e o estabilizador de energia ajuda a evitar que esse problema danifique seu computador. 
Para entender o problema é útil entenderprimeiramente o que é tensão. A tensão é a medida de uma diferença deenergia potencial elétrica. A corrente elétrica flui de um ponto para outro porque há uma diferença de energia potencial elétrica nas extremidades do fio. Este é o mesmo princípio que faz a água sob pressão fluir para fora de uma mangueira - a pressão mais alta em uma extremidade da mangueira empurra a água na direção de uma área depressão mais baixa. Você pode pensar na tensão como uma medida de pressão elétrica. 
Como veremos mais adiante, vários fatores podem causar um breve aumento na tensão: 
* quando o aumento dura três nanosegundos (bilionésimos de um segundo) ou mais, é chamado desurto;
* quando dura apenas um ou dois nanosegundos, é chamado de pulso espúrio.
Se o surto ou pulso espúrio for alto osuficiente, pode causar algum dano grave em um equipamento. O efeito é muito similar a se aplicar muita pressão de água em uma mangueira. Se houver muita pressão na água, a mangueira irá explodir. Neste sentido, a mesma coisa acontece quando uma tensão elevada é aplicada ao fio: ele "estoura". Na verdade, o fio aquece como o filamento em uma lâmpada incandescente e queima. Mesmo se a tensão elevada nãoqueimar o seu equipamento imediatamente, esta pode causar um desgaste prematuro dos componentes. Na seção a seguir, observaremos o que os estabilizadores de energia fazem para evitar que isso aconteça. 

Como acontece a proteção

Um estabilizador de energia padrão faz a corrente elétrica passar da tomada para vários dispositivos elétricos e eletrônicos ligados no cabo de força. Se a tensão datomada apresentar surtos ou pulsos espúrios - se elevar acima do nível aceitável - o estabilizador de energia desvia a eletricidade extra para o fio terra da tomada. 
No tipo mais comum de estabilizador de energia, um componente chamado varistor de óxido metálico ou MOV(metal oxide varistor) desvia a tensão extra. Conforme você pode ver na figura abaixo, o MOV está conectado entre o fio fase e o fioterra. 
Um dispositivo MOV tem três partes: uma peça de material de óxido metálico no meio conectada ao fio fase e ao fio terra através de dois semicondutores. 
Esses semicondutores têm uma resistência variável que depende da tensão. Quando a tensão está abaixo de certo nível, os elétrons nos semicondutores fluem de tal modo que criam uma resistência muito alta. Quando a tensão excede esse...
tracking img