Esquizofrenia no filme "uma mente brilhante"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A esquizofrenia no Filme
“Uma Mente Brilhante”


Introdução

A esquizofrenia é um tema marcante que continua a despertar o interesse de clínicos e investigadores. O presente trabalho procura explanar a relação entre os factores ambientais e familiares que levam ao desenvolvimento desta perturbação psicótica. Pretende também conhecer os tipos de esquizofrenia existentes, as suascausas, os efeitos que a doença tem nos familiares e as terapias utilizadas, não para a sua cura, mas sim, para o seu melhoramento.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a esquizofrenia, seus sintomas, suas causas, tipos e tratamentos. Para uma maior compreensão, iremos nos basear no filme “Uma mente brilhante”


Palavras chave – esquizofrenia, perturbação, núcleo familiar,descriminação












A esquizofrenia no Filme uma Mente Brilhante

Atualmente, a esquizofrenia pode ser definida por uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante. É caracterizada por uma “afecção mental endógena de causa desconhecida, descrita particularmente pela dissociação da personalidade (incoerência ideoverbal, idéias delirantes mal sistematizadas, por profundasperturbações afetivas, no sentido de distanciamento e pela estranheza dos sentimentos. É comum esses indivíduos possuírem idéias delirantes, persecutórias e de auto referencia. Na primeira, os sujeitos podem ouvir vozes e acreditar que os outros estão a controlar seus próprios pensamentos ou a conspirar contra o mesmo, acreditando também que estão sendo espiados e perseguidos.
Na visualização dofilme proposto, “Uma Mente Brilhante”, deparamo-nos com a presença destes sintomas no personagem John Nash, um famoso matemático que elaborou uma teoria revolucionaria no campo da macroeconomia. Mais tarde verificou-se que o personagem sofria de esquizofrenia, mantendo intacto o seu campo cognitivo. Verificamos, ao assistirmos o filme, que o mesmo apresenta idéias não comuns, uma vez que John Neshvivia numa realidade distorcida e acreditava estar sendo perseguido e que lhe tinham introduzido um chip de localização, vivendo assim o seu dia-a-dia inconstantemente.
As alucinações ocorrem em varias modalidades sensoriais, sendo as auditivas as mais comuns da esquizofrenia, caracterizados por uma ou duas vozes conversando com uma outra ou quando a comentários constantes sobre o pensamentodo sujeito. Diversos autores defendem a idéia de que as alucinações se devem a uma inaptidão para diferenciar as imagens armazenadas na memória das experiências perspectivas, entra as experiências que se formam no exterior e aquelas que se originam no interior. Segundo pesquisas realizadas, os pacientes com esquizofrenia ouvem sua própria voz e interpretam ser outra pessoa. No decorrer do filmeJohn Nesh depara-se com varias alucinações auditivas e visuais. Vive em constantes alucinações, acreditando em tudo que pensa e ouve, sem se que ele próprio ou os que lhe são próximos se apercebam da sua situação. Criou o seu próprio mundo, acreditando que trabalhava para o governo a decifrar códigos secretos, chegando mesmo a visualizar pessoas e acontecimentos.
Os primeiros sinais daesquizofrenia podem surgir quando ocorrem alterações a nível social, quando, por exemplo, a criança ou o adolescente muda na escola. Num quadro de desinteresse no desempenhar escolar, irritabilidade e insônias, podemos estar perante sinais que conduzem a esquizofrenia.
As perturbações da esquizofrenia dividem-se em sintomas negativos, sintomas positivos e sintomas cognitivos. Dos sintomasnegativos, fazem parte a apatia, o discurso pobre, o embotamento emocional, ou seja, indivíduos que não sentem emoções, e que por conseqüência, não é possível perceber o que realmente o que sentem, uma vez que a intensidade dessa é quase nula. Existem sintomas que ao serem confundidos com preguiça e depressão, podem não ser considerados

característicos da esquizofrenia. Nos sintomas positivos, tanto...
tracking img