Esquematizar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esquema

O esquema é um simples enunciado das palavras-chave ou expressões nominais, frases sem verbo, de um texto procurando representá-lo de forma gráfica e sintética. Significa sempre economia de palavras e tem a grande vantagem de apresentar apenas o que é essencial, tornando mais visual e atrativa a informação.
Um bom esquema permite, com uma simples olhadela, obter-se ainformação clara sobre o conteúdo de um texto.
Além disso, pode ser reformulado constantemente, quando há a necessidade de se elaborar um novo texto partindo do esquema proposto. Por isso, compor bons esquemas pode ser considerado um exercício de criatividade e de espírito crítico.
Os esquemas têm utilidades múltiplas como a preparação para provas de avaliação uma vez que possibilitamuma recordação rápida da matéria. Além disso, são também muito bons como trabalho prévio, sempre que você pretender elaborar um plano de trabalho de investigação sobre um tema.
Nos planos de ensino das diferentes disciplinas, percebe-se que existem diversos tipos de esquemas. Podem ser apenas índices de tópicos, podem ser quadros, gráficos, mapas conceptuais, etc.
Esquematizar um textoé provar que o compreendeu após a análise.
Fases mais importantes da elaboração de um esquema:
• Fazer uma leitura global e ininterrupta do texto a esquematizar, para reter a ideia geral;
• Reler, analiticamente, isto é, uma leitura em que se procura analisar cada parte do texto e identificar as ideias principais de cada parágrafo;
• Sublinhar as ideias principais em cadaparágrafo e, ao encontrar palavras cujo significado seja desconhecido, consultar o dicionário;
• Colocar notas à margem dos parágrafos, usando palavras ou palavras-síntese;


Elaborar o esquema propriamente dito:


1. Deve ter um título (pode coincidir com o título do texto);
2.Deve apresentar as ideias centrais do texto, articulando-as. Para esse efeito, podem-se usar setas, figurasgeométricas, etc.

Em síntese: O que deve oferecer um bom esquema?
• As ideias centrais do texto;
• A estrutura ou a sequência lógica do texto com subordinação das ideias secundárias às ideias principais, mostrando claramente que se compreendem as relações entre as partes do texto;
• As divisões e subdivisões do texto, tornando clara a hierarquia das próprias partes;
• Umaapresentação gráfica cuidada para facilitar a legibilidade;
• Deve ser conciso em termos (linguagem telegráfica).


Texto modelo de como esquematizar:


“São três os problemas que suscitam a urgência de uma ética mundial: a crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecológica, crises todas elas de dimensão planetária.
Em primeiro lugar, a crise social, Os seusindicadores são evidentes e não há necessidade de expô-los. A mudança da natureza na atividade tecnológica, mediante a robotização e a informatização, favoreceu uma fantástica produção de riqueza. Riqueza de que se apropriam, de forma altamente desigual, grandes corporações transnacionais e mundiais que vêm afundar ainda mais o abismo existente entre ricos e pobres. Esta acumulação da riqueza éinjusta, porque está pessimamente distribuída. Os níveis de solidariedade entre os humanos retrocederam aos tempos da barbárie mais cruel. (...)
Em segundo lugar, a crise do sistema de trabalho: as novas formas de produção, cada vez mais autonomizadas, prescindem do trabalho humano; em seu lugar entra a máquina inteligente. Deste modo se destroem postos de trabalho e se tornam ostrabalhadores seres não necessários, criando um imenso exército de excluídos em todas as sociedades mundiais. (...)
Em terceiro lugar emerge a crise ecológica. Os cenários são também amplamente conhecidos, difundidos não só por reconhecidas instituições de investigação que se preocupam com o estado global da Terra, mas também pela própria Cruz Vermelha Internacional e por diversos organismos da ONU....
tracking img