Esquema do texto travando conhecimento com a coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esquema do texto: Travando conhecimento com a coerência

Para início pegaremos por base o texto (1), (2) e (3).
1. Nesses casos, a incoerência é dada por:
2.1 Em (1), pelo fato de oproduto da sequência apresentar o mesmo processo verbal em duas fases distintas de sua realização.
2.2 Em (2), a conexão entre as duas orações da sequência estabelece uma relação de oposição quecontraria a relação de causa que parece ser mais plausível ou esperada entre as idéias expressas pelas duas partes da sequência.
2.3 Em (3), contraria o conhecimento geral.

2. Leitura dotexto (4).
3.4 Apesar de o texto ser apenas uma lista de palavras sem qualquer ligação sintática e sem a explicitação de qualquer relação entre elas, quem ler tende a perceber nesta sequêncialinguística uma unidade de sentido que permite estabelecer uma relação entre seus componentes, fazendo que seja vista como um texto e não como um amontoado aleatório de palavras.
3.5 Paraaceitar a sequência como um texto o receptor ativa o conhecimento de mundo arquivado em sua memória.
3.6 Ao ler o título e ativar este modelo do que seja um show, o receptor estabelece asligações não explícitas entre os termos componentes do mesmo.

3. Leitura do texto (5).
4.7 Texto em prosa.
4.8 Utilização de uma série de recursos como:
4.9.1 Sequência dos fatose marcadores linguísticos como: “... sexta feira: chagando em casa...”; “... na terça feira: dia do show...”
4.9.2 Relação de causalidade como: ver o cartaz e desejar assistir o show,multidão e expectativa.
4.9.3 Interligação de dependência.
4. Definição de coesão: revela a importância do conhecimento linguístico para a produção do texto e sua compreensão e, portanto,para o estabelecimento da coerência.

5. Leitura do texto (6).
6.9 O texto (6) só é perfeitamente inteligível se houver conhecimento do uso dos elementos linguísticos eu, ela e aqui....
tracking img