Esquema - coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESQUEMA

1. Travando conhecimento com a coerência

1.1 Algumas formas de incoerências
 Questões de raciocínio lógico
 Contradições ente uma passagem e outra do texto
 Entre o texto e o conhecimento estabelecido das coisas
Ex.: (1) Maria tinha lavado a roupa quando chegamos, mas ainda estava lavando a roupa.
Ex.: (2) João não foi à aula, entretanto esta doente
Ex.: (3) A galinhaestava grávida
 Em (1), a incoerência é gerada pela fato de o produtor da sequencia apresentar o mesmo processo verbal em duas fases distintas de sua realização: como acabado e não-acabado ao mesmo tempo, e não é aceitável.
 Em (2), a conexão entre as duas orações da sequencia: “João não foi à aula” e “estava doente” estabelece uma relação de oposição que contraria a relação de causa que parece sermais plausível ou esperada entre as ideias.
 Em (3), a passagem seria responsável por incoerência por contrariar o conhecimento geral.
1.2 Juízo de Incoerência
 O juízo de incoerência não depende apenas do modo como se combinam elementos linguísticos no texto, mas também de conhecimentos prévios sobre o mundo e do tipo de mundo em que o texto se insere, bem como do tipo de texto.
1.3 Texto4
Texto produzido por um aluno do 1º grau, calcado no modelo do poema “A Pesca” de Affonso Romano de Sant’Anna.
O Show
O cartaz
O desejo

O pai
O dinheiro
O Ingresso

O dia
A preparação
A ida

O estádio
A multidão
A Expectativa

A música
A vibração
A participação

O fim
A volta
O vazio

1.3.1 (4) Texto coerente independente de elementos coesivos
Apesarde o texto ser apenas uma lista de palavras sem qualquer ligação sintática e sem explicitação entre elas, quem lê tende a perceber nesta sequencia linguística um unidade de sentido que permite estabelecer uma relação entre seus componentes, fazendo que seja vista como um texto e não como um amontoado aleatório de palavras: vê-se esta sequencia como a narração da ida de uma pessoa a um show.
1.4Dinâmica para a coerência textual
 Inicialmente, a sequencia é apresentada como um texto, quem a produziu tem a intenção de que ela seja um texto e pretende realizar com ela uma intenção comunicativa;
 Quem a recebe age cooperativamente e aceita a sequencia como um texto, procurando determinar-lhe o sentido; e
 Para isto, o receptor ativa o conhecimento de mundo arquivado em sua memória,trazendo à tona conhecimentos pertinentes à construção do que podemos chamar de mundo textual.

1.5 Texto 5
O Show
Sexta-feira Raul viu um cartaz anunciando um show de Milton Nascimento para a próxima terça-feira, dia 04/04/89, às 21h, no ginásio do Uberlândia Tênis clube na Getulio Vargas. Por ser fã do cantor, ficou com muita vontade de assistir à apresentação. Chegando em casa, falou com opai que lhe deu dinheiro para comprar o ingresso. Na terça-feira, dia do show, Raul preparou-se, escolhendo uma roupa com que ficasse mais à vontade durante o evento. Foi para o UTC com um grupo de amigos. Lá havia uma multidão em grande expectativa aguardando o inicio do espetáculo, que começou com meia hora de atraso. Mas valeu a pena: a musica era da melhor qualidade, fazendo todos vibrarem eparticiparem do show. Após o final, Raul voltou para casa com um vazio no peito pela ausência de todo aquele som, de toda aquela alegria contagiante.

1.5.1 Diferenças entre texto (4) e o texto (5)
 O texto (4) é um texto de cunho poético e o texto (5) um texto em prosa. Observa-se que, ao contrario do texto (4), em (5) a relação entre os elementos é explicitada inclusive sintaticamente. Há em(5) a utilização, na cadeia linguística, de um serie de recursos que não aparecem em (4:
A. Em (5) a sequencia dos fatos é marcada não só pela ordem de aparecimento deles no texto – como em (4) – mas também por marcadores linguísticos
B. Algumas relações são explicitadas: assim a causalidade entre ver o cartaz e desejar assistir ao show.
C. Vários elementos do texto estão interligados de modo...
tracking img