Esqueleto humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esqueleto Humano

O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também ospulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, eo menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.

É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.

O esqueleto feminino difere um pouco domasculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do útero da mãe.

Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos eas cartilagens.

Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de célulassanguíneas e reserva de cálcio.

Tipos de Ossos


Ossos longos: o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal(mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.
Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos docarpo e ossos do tarso.
Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
Ossos laminares (que faz cair em desuso o termoplano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc.
Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex:vértebras, sacro, etc.
Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide, maxilar, etc.
tracking img