Esqueleto humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O esqueleto apendicular e o esqueleto axial formam juntos o esqueleto. O esqueleto apendicular é, basicamente, composto dos ossos dos membros superiores e inferiores. É divido em:
-Esqueleto apendicular torácico: escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média e falange distal;
-Esqueleto apendicular pélvico: púbis, ísquio, ílio, fêmur, tíbia, fíbula, tarso,metatarso, falange proximal, falange média e falange distal.
As Cinturas ou Cíngulos conectam o esqueleto apendicular ao esqueleto axial. Consiste nas Cinturas Escapular ou Torácica e na Cintura Pélvica. Os ossos da Cintura Escapular são as clavículas e escápulas. Os ossos da Cintura Pélvica são o ílio, ísquio e púbis.
A Medula Óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspectogelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas, como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, sendo assim um órgão hematopoiético. É formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas. Os componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelogrande número de multiplicações celulares. Ao nascermos todos os nossos ossos contém medula capaz de produzir sangue: a medula vermelha. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função, sendo substituída por tecido gorduroso que passa a ser chamada de medula amarela.Quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula, esta precisa ser substituída por uma medulasaudável, e isso é realizado através de transfusão. Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente.
A Coluna Vertebral de um adulto consiste tipicamente em 33 vértebras dispostas em cinco regiões: cervicais (7), torácicas(12), lombares(5), sacrais(5)e coccígeas. A coluna vertebral dos adultos possui quatro curvaturas:cervical, torácica, lombar e sacral. Quando patológicas essas curvaturas são anormais resultando em cifose(caracterizada por um aumento anormal da curvatura torácica, a coluna se curva posteriormente), lordose(caracterizada por uma rotação anterior-posterior da pelve nas articulações do quadril produzindo um aumento anormal na curvatura lombar), escoliose(curvatura lateral anormal que éacompanhada pela rotação das vértebras), entre outras. Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, cuja principal função está relacionada à mobilidade, contudo também é suporte a aspectos como:
- Viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco; possibilita agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores; atua na proteção de órgãos evísceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas; promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional; proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
O Sacro e o Cóccix formam as vértebras fixas do esqueleto. O sacro é um osso formado pela fusão de cinco vértebras e está localizado entre os ossos do quadril. Sua função é dar suporte a colunavertebral, formar a parte óssea posterior da pelve e fornecer resistência e estabilidade para ela e transmitir o peso do corpo para o cíngulo do membro inferior. O cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras e se articula com a extremidade do sacro. Um ligeiro movimento é possível nessa articulação sacrococcígea, no momento do parto, servindo para aumentar o tamanho do canal vaginal. Serve como pontode inserção de músculos pélvicos, formando o diafragma pélvico. Essas vértebras podem se fundir de forma anormal por sacralização ou lombarização.
A postura ereta do homem resultou da evolução da espécie em milhões de anos de seleção natural e só se tornou possível pelas modificações que surgiram na coluna. Isso acarretou em mudanças na posição da cabeça, tronco, ossos do quadril e plantas...
tracking img