Sais minerais e vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Genoma



De acordo com um arquivo de um livro que foi postado na internet e se enconta no site: http://www.angelfire.com/falcon/biologiaunip/genoma.htm
Quando você pretende fazer um bolo e não sabe a receita, a quem você recorre? Na ausência daquela sua tia que sabe tudo sobre doces, você acaba recorrendo ao bom e velho livro de receitas. Lá tem de tudo: desde bolo de jirimumaté pizza de aliche. Nada como um manual de instruções. Imagine agora que, ao invés de bolo, você queira construir uma nova pessoa. Certamente essa receita você não encontrará no livro...Mas, por incrível que pareça, há um manual de instruções específico para isso, e ele foi "escrito" em forma de código, representado por uma seqüência de substâncias presentes no DNA (ácido desoxirribonucléico,filamento que compõe genes e cromossomos).
Não faz muito tempo que os cientistas descobriram que no DNA existe a receita para se fazer uma pessoa. E essa descoberta causou furor e excitação: já imaginou ter acesso a todas as páginas desse livro de receitas? Os cientistas vislumbraram uma série de possibilidades. E resolveram se reunir na tentativa de decifrar o código em que este livrobiológico foi escrito. Daí, surgiu a idéia de se fazer um mega-projeto, em que cientistas do mundo inteiro se reuniram e distribuíram tarefas específicas. Esse grande agrupamento mundial de cientistas trabalhando na elucidação do código genético humano foi batizado de "Consórcio Internacional".
Uma pessoa adulta tem algo em torno de cem trilhões de células espalhadas pelo corpo. Em cada uma dessascélulas existe 46 filamentos de DNA, que se organizam sob forma de pequenos pacotes de informação genética chamados cromossomos. Nesses 46 cromossomos estão todas as informações genéticas para se construir os órgãos e sistemas de uma pessoa. O que o consórcio internacional pretende fazer é decifrar essas informações presentes nos cromossomos.
A humanidade atingiu, sem dúvida nenhuma, o topo daaplicação de tecnologias. Nossa capacidade de decifrar os enigmas da vida superaram em muito qualquer expectativa do mais inventivo criador de ficção científica. Mas o genoma não é qualquer informação, ele é a fonte de onde emana a beleza das construções biológicas, ele contém os segredos do funcionamento dos mecanismos celulares à interatividade entre os órgãos. Desvendar esse enigma é ter acessoirrestrito a todas a páginas do manual de instruções que a vida se utilizou para nos criar. E daí surge a possibilidade de recriar. Recriar como? O que se pode fazer com informações tão valiosas quanto essas?
Várias aplicações têm sido sugeridas. Mas a causa mais nobre para a qual a aplicação das informações do genoma humano tem sido cogitada é o tratamento de doenças genéticas. Uma vezidentificado um erro genético, em um futuro próximo será possível corrigi-lo com base nas informações corretas obtidas a partir de um banco de dados gerado pelo conhecimento acumulado durante anos de pesquisa (veja mais informações na seção "terapia gênica"). Outra idéia é identificar constituições genéticas específicas que não respondem bem a certos medicamentos ou que apresentam grandes possibilidadesde sofrerem efeitos colaterais severos em decorrência do uso de alguns tipos de medicamentos. Em outras palavras, será possível controlar a dosagem de remédios de acordo com as informações genéticas de cada pessoa, evitando efeitos colaterais e potencializando a atividade do fármaco. Atualmente este tipo de procedimento já está sendo aplicado.
Mas nem todo tipo de emprego desse tipo deinformação genética tem seu lado nobre. Uma vez possibilitado o diagnóstico baseado em exames de DNA, muitas companhias de seguro-saúde podem se recusar em aceitar clientes cuja constituição genética indique a possibilidade de surgimento de uma determinada doença no futuro. Empresas podem querer aplicar testes de DNA como modo de selecionar funcionários geneticamente saudáveis, como bem demonstrado...
tracking img