esquadrias

Páginas: 12 (2808 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
ESQUADRIAS
As esquadrias são componentes da edificação que asseguram a proteção quando a penetração de intrusos, da luz natural e da água. Com a sua evolução, as esquadrias deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas.
Os primeiros edifícios empregavam esquadrias de madeira, dado que a mão de obra era barata e o material abundante. Com a revolução industrialapareceram as esquadrias metálicas.
- ESQUADRIAS DE MADEIRA (CARPINTARIA)
- Portas
Compõem-se de batente, que é a peça fixada na alvenaria, onde será colocada a folha por meio de dobradiças . A folha é a parte móvel que veda o vão deixado pelo batente e por fim a guarnição, que é um acabamento colocado entre o batente e a alvenaria para esconder as falhas existentes entre o batente e aalvenaria .

- Componentes das portas de madeira
a) - Batente:
Em geral é de peroba, canafístula, canela, angelim (comercial), podendo ser também da mesma madeira da folha (especial), tem espessura em torno de 4,5cm e largura variando com o tipo de parede: se meio tijolo de 14,0 a 14,5cm, se tijolo inteiro 26,0cm, chamado batente duplo. O batente é composto de dois montantes e uma travessa, que jádevem vir montados para a obra. Caso venham desmontados a sua montagem deve ser executada por profissional competente (carpinteiro).
1 - Devemos marcar inicialmente o nível do piso acabado próximo ao batente.
2 - Para facilitar o assentamento, elevamos este nível em 1,0m.
3 - Estica-se uma linha no referido nível.
4 - Marca-se nos montantes, com lápis a medida de 1,09 ou 1,08m da travessa parao "pé" do batente.
5 - No assentamento do batente, igualar a marca de lápis com a linha, ficando o vão da travessa até o piso acabado em 2,09 ou 2,08m, e portanto de 1 a 2cm embutido no piso, para dar melhor acabamento. (assim se garante o nível).

- Detalhes da fixação dos batentes das portas
6 - Aprumar os montantes.
7 - Depois de aprumado e nivelado, coloca-se cunhas de madeira para otravamento dos batentes e posterior fixação.

Podem ser fixo às alvenaria através de pregos, parafusos, espuma expansiva de poliuretano ou sobre contramarco.Na fixação com pregos se utiliza o prego 2 x 42 ou o 2 x 48 colocados de 0,5 em 0,5m no mínimo de dois em dois para possibilitar que toda a largura do batente seja fixada. O chumbamento é realizado com uma argamassa de cimento e areia notraço 1:3 em aberturas previamente realizadas nas alvenarias e previamente umedecida .
Na fixação por parafusos, a alvenaria deve estar requadrada. Geralmente este processo é utilizado em alvenarias estruturais ou mesmo para fixar batentes em estruturas de concreto armado onde o prumo e dimensões são mais precisos e não é aconselhável a quebra para a fixação dos batentes .
Utilizando parafusos combucha dois a dois e de 0,5 em 0,5 m fixa-se os batentes (este procedimento é feito para evitar o empenamento dos montantes). Para vedar os parafusos podemos utilizar cavilhas ou massa para calafetar.
Na fixação dos batentes com espuma de poliuretano expansiva, requadrar primeiramente o vão da esquadria deixando uma folga aproximadamente de 1,0cm para possibilitar a colocação da espuma. A espumapoderá ser colocada em faixas de aproximadamente 30cm, em 6 pontos sucessivamente, em torno de todo o batente com o auxílio de um aplicador (pistola). Não alisar a espuma. Deixar secar por uma hora, depois pode cortar para dar o acabamento final.
O contramarco, em geral, é constituído de travessa e montante de pequena espessura, fixa à alvenaria através de pregos ou parafusos. E os batentes porparafusos no contramarco.
Este sistema é o ideal, pois os batentes só serão colocados no final da obra, protegendo-os portanto, das avarias geralmente sofridas durante a obra. (revestimentos, choques, abrasões, etc...).

- Detalhe da fixação dos batentes por pregos e parafusos
Chama-se vão livre ou vão de luz de um batente, a menor largura no sentido horizontal e menor altura no sentido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquadrias
  • esquadrias
  • ESQUADRIAS
  • Esquadria
  • Esquadrias
  • Esquadrias
  • esquadrias
  • Esquadrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!