Esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROCAPOEIRA (COMPLEMENTO)
Como o nome já diz hidro, vem de água, então, capoeira na água, precisamente Capoeira na piscina. É uma técnica para recuperação de algumas lesões, ocorrido com capoeiristas. Mas fica legal também jogar capoeira dentro d’água.
Mas essa técnica pode ser boa para melhorar a definição de golpes, onde o Mestre ou Professor fica na borda da piscina e passagolpes para que os aprendente façam repetidas vezes, até mesmo seqüências de golpes podem ser utilizadas.
 
GERONTOCAPOEIRA (COMPLEMENTO)
A Gerontocapoeira é uma técnica usada para ensinar a Capoeira para terceira idade. É uma atividade de caráter inter-profissional e intra-profissional, que devem trabalhar para a qualidade física do geronte. Médicos, Profissionais da Educação Física, Mestrede Capoeira e outros profissionais devem buscar dar sentido físico de qualidade para aqueles que precisam renovar a auto-estima.
( : http://www.portalcapoeira.com/Publicacoes-e-Artigos/gerontocapoeira-conhecendo-as-vivencias)
A Associação de Capoeira Ave Branca do Amazonas, filiada a Associação de Capoeira Ave Branca do Mestre Kall é pioneira neste trabalho, buscando sempre firmar atravésda pesquisa o valor da Capoeira e a valorização do profissional da Capoeira.
 
MIUDINHO (COMPLEMENTO)
Técnica criada por mestre Suassuna do Grupo Cordão de Ouro para embelezar as rodas.
O Miudinho é mais um incremento usado para embelezar a Capoeira, como o seu próprio criador Mestre Suassuna, sempre fala, Miudinho não é um novo estilo de Capoeira, não é angola e nem regional, masé um resgate do jogo dos antigos capoeiras, um jogo bem dentro, bem sincronizado, bem miudinho.
O Mestre Suassuna criou um toque adequado para o Miudinho e uma seqüência de jogo bonito de se ver.
No Ano de 2006, o Miudinho passou a fazer parte do Currículo de todos os alunos e educadores da Associação de Capoeira Ave Branca do Mestre Kall. O Mestre Kall organizou o I Curso deMiudinho em Brasília, proferido pelo Mestre Espirro Mirim discípulo do Mestre Suassuna, foi um grande sucesso.
 
JOGO DE DENTRO (COMPLEMENTO)
É uma técnica de jogo bem dentro mesmo, como o próprio nome já diz. Diferente do miudinho que se tem uma seqüência, esse é espontâneo, mas deve ser treinadas em diferentes situações de jogo.
Para este tipo de técnica (demonstração) os toques usadospodem ser Santa Maria, Jogo de Dentro (Amazonas) e Samango (Samanto) são usados de preferência com cantos corridos.
Onde um homem grande se torna bem pequenino. Às vezes parece uma cobra, outras vezes como Ave e às vezes “some” (foge rápido de ataques), jogo lindo de se ver.
 
APANHA LARANJA NO CHÃO TICO-TICO (COMPLEMENTO)
A técnica do Apanha Laranja no chão tico-tico (Toque deCapoeira de mesmo nome), nas festas de Santa Bárbara, era usado para o "torneio" que consistia no seguinte: dois capoeiristas exibiam-se tentando apanhar com a boca um lenço branco que era jogado no meio da roda, consagrando-se vencedor, aquele que o apanhava.
O referido toque é acompanhado da melodia do mesmo nome, que se originou deu uma brincadeira de roda, muito conhecida em rodas que tema presença de mestres antigos que botam uma cédula no meio da roda e começam a jogar em busca dela.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

BATERIA

[pic]A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos ede canções, podendo o ritmo variar de acordo com o toque de capoeira de bem lento a bastante acelerado. Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas).
Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo...
tracking img