Esporte para deficiente fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

1. Esporte para deficiente Físico
Possuir uma deficiência não necessariamente impede a avaliação da aptidão física, nem a prática de atividade física ou de esporte.Entretanto, a exclusão dessas atividades da vida de uma pessoa portadora de deficência pode resultar em diminuição da aptidão física, da eficiência dos movimentos ou mesmo do desenvolvimento de habilidades motoras.( Costa MO, Labronici RHDD. Mattos E, Cunha MCB, Oliveira ASB, Gabbai AA, 2002).
A introdução da terapia esportiva, assim como a posterior prática dos esportes adequados a cada paciente portador de pequenas e/ou grandes deficências, o tornarão um pratleta que pratica esporte por lazer(não competitivo) ou ainda ser um campeão paraolímpico.(artigo)
A atividade física e/ou esportiva, para pessoasportadoras de deficiência, signfica a oportunidades de testar suas possibilidade, prevenir contra deficiências secundarias e promover a integração total do indivíduo (consigo mesmo e com as sociedade).(Freitas OS& Cidade RE.,2000)
Um programa de reabilitação tem como objetivo, a independência nas atividades de vida diária e nas atividades profissionais temos que considerar que indivíduos emreabilitação necessitam recreação e de atividade esportiva como qualquer outro individuo( Costa MO, Labronici RHDD. Mattos E, Cunha MCB, Oliveira ASB, Gabbai AA, 2002).
O esporte para portadores de limitações físicas é indicado desde a fase inicial do processo de reabilitação. A participação em diferentes atividades oferecendo a oportunidade de esses indivíduos experimentarem sensações e movimentos,que freqüentemente são impossibilitados pela limitação física ou por barreiras ambientais e sociais, tem recebido atenção crescente. ( Costa MO, Labronici RHDD. Mattos E, Cunha MCB, Oliveira ASB, Gabbai AA, 2002).
O esporte adaptado foi definido por WINNICK(1990) como “ experiência esportiva modificada ou especificamente designada para suprir as necessidades especiais de indivíduo”.(Freitas OS&Cidade RE.,2000)

O desenvolvimento do esporte para pessoas com portadoras de deficência física tem sua origem com a reabilitação de veteranos da II Guerra Mundial, particularmente na Inglaterra e nos EUA. Na Inglaterra, em 1944, Sir Ludwing Guttman(neurologista e neurocirurgião), ao ser convidado pelo governo britânico a dirigir um centro de lesão medular, no hospital de Stoke Mandevile,introduziu várias modalidades esportivas, iniciando com arco e flecha e o pólo em cadeira de rodas, o qual se tornou uma das modalidades esportivas mais desenvolvidas na área de esporte adaptados. Posteriormente, seguiram-se o tênis de mesa, a sinuca e a natação. Nesse centro foram realizadas competições nacionais e internacionais sendo a primeira de basquete de cadeira de rodas. (Costa MO, LabroniciRHDD. Mattos E, Cunha MCB, Oliveira ASB, Gabbai AA, 2002).
Por ocasião dos jogos Olímpicos de Verão, que aconteceram na Inglaterra em 1948, o Dr. Gruttman se aproveita do evento para criar os Jogos de Mandeville para paraplégicos. ( Costa MO, Labronici RHDD. Mattos E, Cunha MCB, Oliveira ASB, Gabbai AA, 2002).
Em 1952, os jogos de Stoke Mandeville constituíram-se um movimento internacional com aentrada de um pequeno grupo da Holanda nas competições. Os jogos passaram a se chamar Jogos Internacionais de Stoke mandeville(ISGM), quando foi formada a federação Mandeville(ISMGF). Até 1957, o esporte em cadeira de rodas no EUA era voltado exclusivamente para basquete, nos campeonatos.(Freitas OS& Cidade RE.,2000)

Em 1960 o Dr Gruttman realizou seu grande sonho, idealizado em 1948, derealizar um evento que tivesse o mesmo impacto de uma olimpíada. Realizado em Roma, o IX jogos de Stoke Mandeville, teve a participalçao de 400 atletas de 23 países, com apoio do Comitê Olímpico Italiano(COI),sendo a primeira dama italiana Dona Carla Gronchi, madrinha dos jogos, que passaram a se chamar “ Paraolympics” jogos(olimpíadas para paraplégicos).(Leoni CF& Zamai CA.2006)
A última...
tracking img