Esporte para amputados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPORTES PARA AMPUTADOS

Marco Antonio Guedes de Souza Pinto
Margarida S. C. Marques de Oliveira
Elisabeth Mattos

Introdução

Tradicionalmente, as atividades físicas tem sido utilizadas como instrumento de tratamento: tanto pela sua indicação como pela sua restrição. No âmbito das indicações, ela tem como objetivo: diminuir o "stress", facilitar a reabilitação emocional e física,desenvolver a motricidade, o sistema cárdio-respiratório e promover a segurança do paciente ampliando seu acervo de experiências motoras. O uso do Esporte com finalidades terapêuticas, teve início no Hospital de Stoke Mandeville, na Inglaterra, por iniciativa do neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttman. Após estar convencido dos efeitos da prática esportiva na motivação e também na melhora dosistema neuromuscular dos indivíduos, este médico, na década de 40, incluiu a prática esportiva nos programas terapêuticos dos lesados medulares, o que mais tarde se estendeu para outros deficientes.

Desde a última década, a prática de atividade física para pessoas portadoras de deficiência tem sido alvo de vários estudos, especialmente com o desenvolvimento dos atletas de alto nível, o queproporciona melhoria e desenvolvimento do conhecimento em relação ao comportamento dessa população, diante de atividades mais intensas. Esse conhecimento tem se difundido e desenvolvido entre profissionais da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, favorecendo também a integração social desses indivíduos (MATTOS, 1994). Neste momento é preciso ressaltar que a condiçãofísica pode diferir entre o amputado que adquiriu esta condição devido a um trauma, e outro que adquiriu de forma congênita ou devido a doenças crônicas. O primeiro poderia até ser um atleta antes da lesão e o segundo e terceiro poderiam ter estado inativos como conseqüência da doença primária. Os amputados congênitos precisam ser estimulados desde cedo a praticar atividades físicas, sendoencaminhados a programas de Educação Física e Esporte Adaptados.

Falar em esportes para amputados num país que ainda luta para que estes tenham ao menos o atendimento básico necessário à sua reabilitação pode parecer atrevido. Entretanto, isto não é verdade.
Desde os primórdios da história, o esporte vem atraindo e apaixonando multidões, seja no Império Romano com suas corridas de biga e lutas degladiadores, ou nas modernas praças esportivas de hoje.
A atividade esportiva pode representar para o amputado desde a simples prática de uma atividade saudável até exprimir o resgate da sua auto estima. Não havendo contraindicação em qualquer caso será desejável, se baseada na avaliação criteriosa do estado de saúde do paciente em questão.
Tomemos como exemplo o caso extremo do paciente idoso,portador de doença vascular periférica associada ao diabetes. Trata-se de pessoa de risco para a prática esportiva de alta intensidade. Entretanto, exercícios leves e caminhadas diárias sob supervisão médica e fisioterápica só irão lhe trazer benefícios, pois além da melhora da sua condição cardio-respiratória, o trabalho muscular dos membros inferiores irá estimular a circulação periférica, emelhorar o aporte de sangue para a extremidade isquêmica.
Caminhar na rua, no ambiente de um clube ou de uma academia, motiva o amputado a sair de casa, favorecendo sua relação social e trazendo diferentes focos de interesse. Dentro de casa e sem estímulo, irá definhar física e mentalmente, antecipando um final melancólico à sua existência.
Nas devidas proporções e com resultados igualmentebenéficos, a atividade esportiva irá beneficiar enormemente a vida do jovem paciente amputado pela manutenção do seu condicionamento físico e inserção social.

PONTOS PRINCIPAIS DE UM PROGRAMA

Um programa apropriado pode ser desenvolvido e implementado para cada pessoa, não importando quão grave é a deficiência. A boa qualidade do programa está não apenas no ensino de técnicas corretas e de...
tracking img