Esporte educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Se este anexo tiver imagens, elas não serão exibidas. Baixar o anexo original
PRojeto esporte educacional

PROGRAMA DE ESPORTE EDUCACIONAL
Dados do Núcleo
Região do Núcleo: 11 Sudeste: Itaboraí - RJ
Nome do Núcleo:Vila Brasil
Endereço: Rua São Paulo Nº 316 CEP: 24800-000
Bairro: Vila Brasil Município: Itaboraí – RJ
Telefone:
Dias de Funcionamento: Segunda - feira, Quarta - feira eSexta – feira
Horário de Funcionamento: 08:00h às 11:00h e 14:00h às 17:00h
Total de Alunos no Núcleo: 100
Total de Alunos Ativos: 100
Projeto Referente ao Período: Janeiro de 2009 a Junho de 2010

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte é destinado a democratizar o acesso e a prática do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral da criança, deadolescente e de jovens, para formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Tal iniciativa valoriza a prática do esporte educacional e participativo como instrumento de inclusão social. O esporte será canal para promover educação,lazer e cultura para esse público carente de tais (MELO e DIAS, 2009).
Sabendo da necessidade da comunidadeque estamos inseridos e baseados nos princípios que norteiam o PST, nosso trabalho será voltado para as realidades e as experiências de vida de nossas crianças. Desta forma nosso papel enquanto educador será de possibilitar aos nossos alunos o desenvolvimento integral quanto a formação de futuros cidadãos críticos e ativos.
Provocaremos e desejaremos com as aulas e atividades propostas, acapacidade de refletir e agir ativamente, respeitando as diferenças do próximo e de si mesmo. Sejam essas diferenças referentes a : cor/etnia, raça, gênero, religião, condição social e outras.
O voleibol, o futebol e o atletismo serão utilizados de forma educativa para ensinar as dimensões do conhecimento procedimentais, atitudinais e conceituais. Além do esporte educacional, o PST também nospossibilita executar atividades complementares como preservação e manutenção da saúde e do meio-ambiente, reciclagem, jogos, brinquedos e danças populares. para enriquecer e alcançar a educação e a inclusão social dessas crianças.
Todas as atividades propostas objetivaram a formação de cidadãos fortes, preparados e conscientes de seu papel na sociedade através da reflexão sobre o poder de transformaçãopossibilitados pelo acesso à educação, ao esporte, ao lazer e a cultura.
DIAGNÓSTICO:
O projeto é desenvolvido no Município de Itaboraí, que segundo os dados do IBGE referentes ao ano de 2009, possui uma área territorial de 424 Km² e uma estimativa de população de 228.996 habitantes em 2009. De acordo com o Censo 2000, o quantitativo de pessoas residentes de 7 a 17 anos está em torno de 38070.
Emrelação à Educação, de acordo com dados do INEP/MEC referentes ao ano de 2008, o município apresentou um quadro de 40.443 alunos matriculados no Ensino Fundamental e 7.983 no Ensino Médio. Percebemos uma diferença significativa entre o número de matriculados no Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Não possuímos dados para explicar tal situação, porém atendemos ao público do Ensino Médio eFundamental. Sendo um percentual maior de alunos do Ensino Fundamental. Alunos estes na idade de 07 a 14 anos, com uma participação maior de meninos (70%) enquanto meninas (30%). Em relação à especificidade do núcleo, o mesmo fica situado na comunidade Vila Brasil, atendendo aos moradores desse bairro e do bairro vizinho chamado Apollo II. Vale ressaltar que o Bairro Apollo II possui poucainfra-estrutura, caracterizadas pela falta de saneamento básico; o esgoto cortando as ruas do bairro; ruas não asfaltadas, com exceção as vias de acesso ou de entrada para o bairro. Essas características confirmam as indicações do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que colocam Itaboraí como um dos municípios mais pobres do estado, ocupando a 66ª posição do total de 92 municípios do Rio de janeiro.
O...
tracking img